ABCS e Acsurs promovem suinocultura na Expointer 2016

ABCS e Acsurs promovem suinocultura na Expointer 2016

Feira recebeu Fórum de Baixa Emissão de Carbono e ações de marketing da carne suína

 

A suinocultura é mais uma vez um dos destaques da Expointer, em Esteio-RS. A feira agropecuária, que é considerada a maior da América Latina, conta com ações de capacitação técnica e marketing da carne suína promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).

Com um público de 70 pessoas, a ABCS, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Acsurs, realizou nesta terça-feira (30) o Fórum de Baixa Emissão de Carbono. O evento tratou sobre as alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola. A ação também contou com o apoio do Instituto do Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos e Aves, Sebrae Nacional e Banco do Brasil.

A programação do fórum contou com palestras sobre o Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; e oportunidades de financiamento.

Segundo Nilo de Sá, diretor executivo da ABCS, o Fórum realizado na Expointer 2016 agregou mais conhecimento à cadeia produtiva da região sobre as tecnologias para uma produção mais limpa e sustentável. “A Expointer é uma das maiores exposições agropecuárias Brasil, pois conta com a grande participação de produtores, profissionais e estudantes do setor. Por isso, a realização desse Fórum é de fundamental importância para a disseminação de informações e tecnologias de baixa emissão de carbono”, disse.

Presente no Fórum, o parceiro terminador Jorge Steiger destacou a relevância do debate para o setor. “O fórum é muito importante, porque hoje os dejetos provenientes da produção suinícola são uma das principais preocupações dos produtores e empresas. Com o que foi apresentado aqui pudemos ver que, na realidade, os dejetos trazem ao produtor uma oportunidade de renda extra e que as tecnologias disponíveis são viáveis não só para as grandes granjas como também para as menores”.

O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, também comentou a realização do evento.  “Esta é uma ação que oportunizou aos produtores o conhecimento das tecnologias disponíveis em baixa emissão de carbono. A sustentabilidade na produção é atualmente uma das principais preocupações da cadeia suinícola, portanto, o Fórum trouxe informações importantes que poderão ser aplicadas nas granjas, melhorando a produtividade e o rendimento dos suinocultores”.

Marketing da carne suína

Com uma média de 500 mil visitantes por edição, a Expointer é uma verdadeira promotora da carne suína. Entre os destaques, a Vitrine da Carne Gaúcha tem sido um dos pontos altos da divulgação da versatilidade e sabor da proteína. Pelo quinto ano consecutivo, o espaço apresentou as diversas opções de cortes de cortes suínos, modos de preparo e possibilita ainda a degustação de pratos feitos à base da carne.

O conceito Escolha + Carne Suína também está em destaque no evento com um stand que leva aos visitantes da feira materiais educativos e todas as informações sobre a praticidade, saudabilidade e excelente custo benefício da proteína mais consumida do mundo.

Além disso, a Acsurs está presente na feira com o Centro de Eventos e o Restaurante da Acsurs, que diariamente serve vários cortes de carne suína, incentivando o seu consumo.

A Expointer 2016 acontece no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, BR 116, Km 13, Esteio-RS. A feira segue até o dia 4 de setembro.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 30/08/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas