Personalidades da gastronomia brasileira participam de lançamento do Festival Suíno no Ponto

Personalidades da gastronomia brasileira participam de lançamento do Festival Suíno no Ponto

Evento realizado em São Paulo apresentou o festival para chefs, blogueiros e líderes da suinocultura

Às vésperas de estrear em 40 renomados restaurantes da cidade de São Paulo, o Festival Suíno no Ponto já atraiu a atenção de personalidades da gastronomia brasileira durante seu lançamento oficial nesta quarta-feira (31), no restaurante participante Dalva e Dito. O evento reuniu chefs renomados, ex-participantes do programa culinário da Band MasterChef, blogueiros, líderes da suinocultura e parceiros para apresentar o festival, que acontece nos dias 2 a 11 de setembro.

Resultado da iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Prazeres da Mesa e o apoio do Sebrae Nacional, o Festival Suíno no Ponto reafirma o potencial da carne suína na alta gastronomia e oportuniza a sua inserção com pratos elaborados e diferenciados, além de trazer o sabor e a versatilidade da proteína. O objetivo do festival é mostrar a diversidade de cortes de carne suína e educar os consumidores para consumir o produto cotidianamente.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, exaltou a inserção da carne suína em restaurantes consagrados da capital paulista, inclusive em casas que nunca antes trabalharam com a proteína, e a importância da ação para toda a cadeia. “O festival é uma entrega inédita da ABCS para impulsionar o consumo da carne suína e inserir a proteína na gastronomia do nosso país. Ontem demos um passo histórico no lançamento e as expectativas são altas para o festival.  É uma conquista para a suinocultura brasileira, que tanto trabalha para inserir nosso produto na mesa do consumidor”.

Durante o lançamento, os convidados tiveram a oportunidade conhecer a proposta do Festival Suíno no Ponto por meio de um vídeo (clique aqui para conhecer) e de saborear o prato da casa Dalva e Dito preparado para o festival, o Porco na Lata, além de outras delícias preparadas a base de carne suína com o ambiente todo decorado com as peças do Suíno no Ponto: prisma, banner e cardápio.

O chef e proprietário do restaurante, Alex Atala, prestigiou o lançamento e falou sobre a participação do seu restaurante e garante que a carne suína está sempre presente nos seus cardápios. “É uma honra para o Dalva e Dito participar deste evento. O porco representa muito bem a culinária brasileira. É um ingrediente presente na cozinha mineira aos pampas e também no menu dos meus restaurantes. Sem dúvidas, uma delícia”, afirmou.

Grande incentivador da ABCS em iniciativas que beneficiam os produtores de suínos brasileiros, o Sebrae nacional apoiou o festival e esteve no lançamento. O gerente de agronegócios do Sebrae Nacional, Augusto Togni, elogiou a seleção de restaurantes e os pratos desenvolvidos. “O festival está sensacional. É uma ação conjunta do Sebrae e ABCS muito representativa, não só para a carne suína, mas também para os pequenos negócios que poderão se sentir estimulados diante desta iniciativa, que claramente representa oportunidades de negócio para toda a cadeia”.

Representantes da suinocultura brasileira também se surpreenderam com a diversidade de cortes que serão usados nos pratos do festival. Ao todo, são 16 opções para conquistar os consumidores. O produtor e representante da Cooperativa de suinocultores Suinco, Ricardo Bartholo apontou como um dos resultados do festival para a cadeia é a motivação para continuar a incentivar o consumo da carne suína. “Ver formadores de opinião falando maravilhas sobre a carne suína e nos dá energia para seguirmos com nosso objetivo”.

O suinocultor e dirigente do frigorifico Saudali, João Leite, elogiou a iniciativa e destacou a presença de personalidades da gastronomia no evento, como o chef Carlos Bertolazzi, do Zena Caffe, e os ex-participantes do MasterChef Raquel Novais e Aloísio Nahime. “A ABCS acertou em trazer profissionais que valorizam a carne suína e que nos ajuda a quebrar preconceitos. O festival mostra como nossa proteína pode ter papel de destaque na alta gastronomia”.

O Festival Suíno no Ponto acontece durante os dias 2 a 11 de setembro em 40 restaurantes de destaque do cenário gastronômico paulistano. Para conhecer os pratos participantes acesse www.suinonoponto.com.br.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas