Festival Suíno no Ponto: chefs enaltecem versatilidade e sabor da carne suína

Festival Suíno no Ponto: chefs enaltecem versatilidade e sabor da carne suína

Em setembro, proteína é destaque de 40 restaurantes da capital Paulista

É inquestionável. A carne suína deixou para trás o estigma de carne “gorda” e agora alça voos na imaginação dos grandes chefs da gastronomia do país. Exemplo disso é a notável lista de restaurantes que participam do Festival Suíno no Ponto, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Revista Prazeres da Mesa com o apoio do Sebrae Nacional. O evento acontece até o dia 11 de setembro, em São Paulo, reunindo 40 dos mais conceituados restaurantes da capital paulista, que estão com pratos e preços especiais para apresentar aos consumidores o melhor da carne mais consumida do mundo.

Reconhecida por sua versatilidade, qualidade e sabor, a presença da proteína nos menus brasileiros é cada vez mais frequente e o interesse pelo suíno só aumenta. Para o festival, a ABCS conseguiu a conquista inédita de restaurantes incluírem a carne suína no cardápio e a criarem receitas exclusivas para o evento.

O renomado Terraço Itália, um verdadeiro clássico paulistano, integra a lista dos restaurantes que participam da ação. Para o festival, o chef Pasquale Mancini fez uma seleção dos produtos do centro-sul italiano – região da Toscana – e elaborou uma receita exclusiva de picanha de porco grelhada ao pistache e favas verdes com risoto de limão siciliano. O prato é destaque da casa no almoço executivo e, acompanhado de uma entrada e sobremesa, encanta os clientes com o melhor do sabor suíno, aliado a boa cozinha italiana e a inigualável vista da cidade.

Declaradamente apaixonado pela carne suína, o chef Rodrigo Oliveira está à frente do Esquina Mocotó e inspirado pela culinária do sertão nordestino traz para os consumidores uma copa-lombo assada com abóbora marinada no tucupi e purê de batata. No restaurante, a carne suína já é estrela e o prato para o Festival Suíno no Ponto vem como mais uma opção surpreendente opção no cardápio. “Para o festival pensei em um corte pouco conhecido e cheio de sabor, que é a copa-lombo. E juntei o tucupi, outro ingrediente que é minha paixão”.

A escolha de Oliveira reforça uma das características mais marcantes da carne suína, a versatilidade. Com uma extensa variedade de cortes – alguns poucos conhecidos pelo grande público – e diversas possibilidades de combinação a proteína enche os olhos daqueles que buscam inovar, mas sem deixar de lado o sabor e a saudabilidade tão apreciados pelos consumidores. Ao todo, 16 diferentes cortes de suínos, entre eles filé mignon, bochecha e barriga, estão sendo utilizados pelos restaurantes que participam do festival.

É o caso do chef Antônio Silva, que para os clientes que escolherem o Garimpos do Interior como seu “ponto”, selecionou um corte que em uma única peça agrega diferentes texturas de carne. Batizado de “Porco Diferente”, o prato reúne lombo, costelinha e uma deliciosa cobertura pururucada. “Temos na carne suína uma âncora especial. Conseguimos trabalhar várias receitas com essa proteína, todas feitas de forma saudável e a maioria sem óleo”.

Outro destaque do festival é o Dalva e Dito, uma das casas do chef Alex Atala e referência em pratos da culinária brasileira. Com tamanha dedicação aos ingredientes que enaltecem a cultura do país, Atala não poderia deixar fora das suas criações a carne suína e para o Festival a pedida do Dalva e Dito é o “Porco na Lata”, uma receita que traz a tradicional costelinha suína acompanhada de purê de batata com óleo de Pequi.

A coordenadora de marketing da ABCS, Lívia Machado, ressaltou a importância de inserir a carne suína nos cardápios de restaurantes de destaque como os participantes do Festival Suíno no Ponto e mostrar a versatilidade de preparo para chefs e consumidores. “A carne suína tem todas as qualidades para ganhar espaço na alta gastronomia. Ela surpreende tanto pelo sabor quanto pelas várias opções de corte e modo de preparo. Estrategicamente, o festival veio na hora certa para nos ajudar a colocar a carne suína cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro”.

A carne suína e todas as suas possibilidades estão a todo vapor até o dia 11 de setembro. O melhor de tudo é que todos os pratos para o Festival Suíno no Ponto terão descontos de até 20%. A lista completa dos restaurantes pode ser conferida no site www.suinonoponto.com.br, a página é destinada aos restaurantes participantes e aos pratos criados para o festival. E aí, já escolheu seu ponto?

 

Fonte: ABCS
Publicado em 08/09/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas