Lançamento da 4ª SNCS busca impulsionar consumo da carne suína

Lançamento da 4ª SNCS busca impulsionar consumo da carne suína

Ação acontece de 13 a 29 de setembro em mais de 500 lojas do GPA

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o GPA lançaram nesta terça-feira (13) a 4ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) em evento que foi marcado pela presença de autoridades e lideranças do setor, em São Paulo. A ação, com foco no estímulo ao consumo da carne suína, vai movimentar de 13 a 29 de setembro mais de 500 lojas das redes Extra e Pão de Açúcar.

A abertura contou com palestras do analista do Rabobank Brasil, Adolfo Fontes; e do consultor em varejo de alimentos, Francisco Rojo. Os debates tiveram como foco as perspectivas para o mercado global da carne suína e o potencial da carne suína no mercado brasileiro.

Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, a realização da 4ª SNCS reafirma o potencial da carne suína brasileira. “Os resultados obtidos nas edições anteriores provam que estamos seguindo o caminho certo e esse trabalho precisa ser ainda mais fortalecido. Este ano reforçamos nossa frente de atuação junto ao GPA e pretendemos aumentar ainda mais o volume de vendas da proteína, mostrar cada vez mais para os brasileiros porque a carne suína é a proteína mais consumida no mundo”.

Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, também elogiou a iniciativa. “Acho uma promoção louvável da ABCS, porque efetivamente há necessidade de muito esforço para retirar os mitos que existem em torno da proteína. O consumo de carne suína no Brasil ainda é muito baixo e o seu potencial precisa ser explorado”.

O superintendente de Agricultura em São Paulo, Francisco Jardim – na oportunidade representou o ministro da Agricultura – destacou a importância da suinocultura e do agronegócio brasileiro para a economia do país. “Temos participado de todas as edições e ficamos satisfeitos com a realização dessa campanha, porque a suinocultura é um setor importante para a economia do país. Esse evento traz discussões importantes sobre as perspectivas do mercado da carne suína e tanto o setor como a sociedade brasileira só tende a ganhar com iniciativas como essa”, comenta.

Parceiro da ABCS e do GPA desde a primeira edição da Semana Nacional, o Sebrae Nacional também prestigiou o evento de lançamento da 4ª SNCS. “Desde a primeira edição, tivemos resultados extremamente positivos em função do evento e, para o Sebrae, essas conquistas são fundamentais para que possamos dar continuidade a esse trabalho e fazer a diferença para a cadeia produtiva”, destacou João Fernando Nunes, gestor nacional de agronegócios do Sebrae Nacional.

Palestras

Ao apresentar a palestra “Perspectivas para o mercado global da carne suína: Desafios e Oportunidades para o Brasil”, Adolfo Fontes falou sobre o atual momento da carne suína e a expectativa de crescimento nos próximos anos. “Sem dúvida nenhuma esse é um ano complicado devido aos altos custos de produção, mas também destacamos que para 2017 as perspectivas são positivas, porque as exportações continuam altas e o mercado doméstico tende a recuperar não só em relação a consumo mas também ao custo dos grãos”, avaliou.

Sobre as oportunidades de crescimento no mercado interno brasileiro, Francisco Rojo apresentou a palestra “Competitividade: Potencial da carne suína frente a outras proteínas no mercado brasileiro”, que trouxe o resultado de uma pesquisa feita com consumidores de todo o Brasil. “Percebemos que ainda existem mitos em torno da carne suína, mas também é notável que o cenário mudou muito nos últimos vinte anos. Sem dúvida, isso é resultado de todo o trabalho que o setor vem realizando para que a proteína seja aceita da forma como merece ser”, disse. Quanto à Semana Nacional, Rojo avaliou a ação como positiva. “Essa é uma iniciativa importante que ajuda a mudar a percepção da carne suína e que deve ser reproduzida em maior escola. Da mesma forma o conceito Escolha + Carne Suína contribui em muito para a mudança da imagem da proteína, destacando o que ela realmente é”, completou.

Campanha da 4ª SNCS

A Semana Nacional da Carne Suína é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do GPA – a maior rede varejista da América Latina – como o objetivo de estimular o consumo da carne suína por meio de ações que promovem a qualidade e os benefícios da proteína. Em todo o país, mais de 40 ações, entre treinamentos de vendas e oficinas gastronômicas, foram realizados e ainda devem acontecer com foco no atendimento aos clientes e aumento das vendas.

Para o evento as lojas Pão de Açúcar e Extra ganharam um layout exclusivo, com decoração temática, materiais informativos e gôndolas para destaque dos cortes. Cartazes, placas, folders, selos e aventais também fazem parte do grupo de materiais utilizados durante a ação para esclarecer e informar o consumidor sobre as vantagens do produto. Além disso, matérias especiais e chamadas na rádio interna com inserções institucionais e de dinâmicas comerciais são utilizados como meio de divulgação das ações nas duas bandeiras.

A campanha da 4ª SNCS é ainda direcionada às mídias externas. Jornais de grande circulação, rádios, sites e blogs especializados serão pautadas através do envio de textos, spots e vídeos. A ideia é que a Semana agregue o maior número possível de veículos de comunicação e agentes envolvidos nas ações de marketing da proteína.

Em 2016, o objetivo do GPA é continuar a capacitar os funcionários a explorarem novos cortes e proporcionarem uma melhor experiência de compra para os clientes por meio da informação sobre os benefícios da carne suína. Com isso, o GPA espera crescer, em média, 20% em vendas na categoria em relação ao ano passado. “Nossa expectativa é que as lojas transfiram todo o engajamento que tiveram nos treinamentos vendas e que possam reverter isso em um melhor atendimento aos clientes e numa maior disponibilidade dos produtos. A preparação para esta campanha tem sido muito positiva desde as primeiras reuniões e tenho certeza que este será um ano para concretizar todas as edições já realizadas da SNCS”, explica David Buarque, gerente comercial do GPA.

 

Fonte: ABCS

Publicado em 14/09/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas