Evento para nutricionistas marca lançamento da lâmina nutricional sobre a carne suína

Evento em GO para nutricionistas marca lançamento da lâmina nutricional sobre a carne suína

Material, idealizado pela ABCS e Oraculum, é mais uma entrega do FNDS

Em um evento que reuniu cerca de 150 nutricionistas do estado de Goiás, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio Associação Goiana dos Suinocultores (AGS), lançou na última sexta-feira (16) uma lâmina nutricional, voltada para profissionais da área de saúde desenvolvida em parceria com a Oraculum, agência de referência em marketing nutricional e conteúdo qualificado. O material é mais uma entrega do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) com o apoio do Sebrae Nacional e tem como objetivo auxiliar a prática clínica dos nutricionistas, trazendo informações sobre os cortes da carne suína e seus valores nutricionais.

O lançamento, que ocorreu durante o 6º Encontro em Comemoração ao Dia do Nutricionista, organizado pelo Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Goiás (Sineg), contou com a palestra da nutricionista e consultora da ABCS, Marília Zagatto. Na ocasião, ela apresentou dados sobre a produção suinícola no Brasil, destacando sua eficiência e qualidade, bem como destacou a saudabilidade da carne suína, esclarecendo mitos que existem em torno da proteína e informando sobre como ela pode ser inserida em uma dieta saudável e rica em nutrientes.

Segundo Marília Zagatto, a lâmina nutricional é uma ferramenta que vai ajudar os nutricionistas a tirar suas próprias dúvidas em relação a carne suína e também auxiliar na prática clínica, oferecendo mais opções de proteína para o consumo dos pacientes. “A ideia é trazer um conteúdo atualizado, mostrando as opções de cortes mais magros e saudáveis, justamente apresentando a carne suína como opção para incluir no cardápio que será recomendado para os pacientes”.

Para Ana Paula Mendonça, presidente do Sineg, os esclarecimentos repassados durante a palestra e as informações da lâmina são fundamentais para que os profissionais se mantenham atualizados sobre o novo conceito da carne suína e possam indicar para pacientes. “Com as informações recebidas hoje conseguimos mostrar para esses profissionais a excelente opção que é a proteína. Não tenho dúvidas de que a carne suína é um alimento saudável e que fornece diversos nutrientes necessários para a saúde”.

Na avaliação de Gleiva Staciarini, conselheira do Conselho Regional de Nutricionista 1ª Região (CRN1), a parceria realizada com a ABCS e AGS é de grande valia, sobretudo, para a formação dos futuros profissionais. “Nesse evento a grande maioria dos participantes são acadêmicos de nutrição, portanto nosso intuito é que eles já saiam daqui com essa nova mentalidade sobre essa importante proteína e que no futuro possam ofertar para os seus pacientes uma dieta muito mais ampla, incluindo a carne suína”.

Franciele Moreira, estudante do 6º período de nutrição, avaliou o evento como importante para sua formação. “Foi muito bom para tirar dúvidas e aprender mais sobre os benefícios dessa proteína. Sem dúvida quebrou muitos paradigmas que eu tinha sobre a carne principalmente em relação à quantidade de gordura e o mito sobre a transmissão da cisticercose”.

De acordo com Lívia Machado, coordenadora de Marketing da ABCS, o trabalho junto aos nutricionistas é fundamental para a consolidação do conceito de saudabilidade da carne suína. “Os nutricionistas são importantes formadores de opinião, por isso focamos nesse trabalho com o objetivo de alcançar os consumidores de forma rápida e efetiva. A lâmina será uma ferramenta importante no dia a dia desses profissionais para conhecer melhor a carne suína e indicar”, afirma.

A lâmina nutricional integra uma série de material desenvolvidos pela ABCS em parceria com a Oraculum, que tem como foco levar para os consumidores todos os benefícios da carne suína para a saúde. Além das lâminas, também estão sendo produzida uma série de fascículos nutricionais, que trazem informações com respaldo científico sobre as vantagens do consumo da proteína, bem como livretos de receitas com destaque para os cortes mais saudáveis da proteína e receitas saudáveis. O material será distribuído em centenas de consultórios de nutrição durante visitas promovidas pela ABCS entre os meses de setembro e novembro. A lâmina está disponível para reimpressão para os colaboradores do FNDS e pode ser acessada no site www.maiscarnesuina.com.br.

Fonte: ABCS

Publicado em 20/09/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas