Carne Suína é atração na Festa do Boi 2016

Carne Suína é atração na Festa do Boi 2016

ABCS participou do Espaço Empreendedor Rural, onde realizou ações de marketing da proteína e capacitações técnicas

 

O trabalho da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a carne suína foram atrações de destaque no Espaço Empreendedor Rural, organizado pelo Sebrae, durante a Festa do Boi 2016, em Natal-RN. Durante os dias 10 e 12 de outubro, o público presente conheceu o conceito Escolha + Carne Suína e seu conteúdo de qualidade, saúde e sabor, além de participar de palestras técnicas e do Seminário Fogo & Carne, com destaque para oportunidades de mercado para a proteína  suína e curso de cortes.

As atividades do Espaço Empreendedor Rural foram voltadas para a suinocultura no dia 12 de outubro. O diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, esteve presente no evento e na oportunidade apresentou a palestra “As oportunidades para a carne suína no mercado” no Seminário Fogo & Carne, em que falou sobre a produção suinícola no Brasil e do posicionamento da carne suína brasileira no mercado nacional e internacional. “Nossa participação neste evento em Natal é de suma importância para incentivar a produção e desmitificar a carne suína no Nordeste e conquistar os consumidores da região, que ainda tem um baixo consumo, mas que possui grande potencial de crescimento”, disse.

Maurício Machado, que é representante comercial e está iniciando uma criação de suínos na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi um dos participantes do seminário. “Achei muito bom tudo que foi apresentado aqui tanto na parte teórica quanto na prática. Na minha região estamos criando uma associação de produtores de suínos e pretendo colocar em prática tudo que aprendi aqui. Nosso objetivo é alcançar as redes de supermercados, por meio da melhoria de cortes e inovações, visando aumentar o consumo da carne suína no estado”.

Ainda como parte da programação do Espaço Empreendedor Rural, o seminário recebeu na vitrine da carne o consultor Daniel Furtado, que apresentou a diversidade de cortes suínos ainda pouco conhecidos na região, como o filé mignon, copa-lombo e picanha, e sua aplicabilidade na gastronomia. Para a estudante de gastronomia Maria Cristina Santos, a ação agregou mais conhecimento à sua formação. “Aprendi sobre os vários cortes da carne suína e também as opções nobres da carcaça, que tem grande valor para a gastronomia, mas que muitas vezes são desperdiçados”.

Além do seminário, os produtores locais tiveram a oportunidade de participar de palestras técnicas com os temas “Manejo de suínos do nascimento ao abate”, “Principais manejos sanitários em suínos - Medidas simples e práticas”, “A importância da gestão de dados na suinocultura”, e “Alimentação de Suínos”.

Segundo Augusto Togni, gerente nacional de Agronegócios do Sebrae, a participação da ABCS na Festa do Boi 2016 foi uma grande oportunidade para apresentar ao público do evento a evolução do processo produtivo da carne suína brasileira, passando pela tecnificação das granjas, qualidade, saudabilidade, preservação ambiental e desmitificando os preconceitos que o produto não é seguro para o consumo. “Esse foi uma ação importante que levou para o público da feira informações sobre a versatilidade e a praticidade dos vários cortes da carne suína. Sem dúvida, é um trabalho fundamental para que as pessoas enxerguem a proteína como uma opção saudável para inclusão no seu cotidiano alimentar, aliada a um preço acessível”. 

Estande Escolha + Carne Suína

A comunicação com os consumidores, produtores, estudantes e profissionais do setor agropecuário da região foi outro foco do trabalho realizado pela ABCS durante sua participação no Espaço Empreendedor Rural. No estande da instituição, os visitantes da feira puderam assistir a um vídeo que apresentou o site www.maiscarnesuina.com.br e o conceito Escolha + Carne Suína, além de conferir diversas receitas práticas e tirar dúvidas sobre produção e consumo da proteína.

 

Fonte: ABCS

Publicado em 13/10/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas