Fóruns capacitam cerca de 800 estudantes de nutrição em SP

Fóruns capacitam cerca de 800 estudantes de nutrição em SP

Vantagens da carne suína foram apresentadas em quatro instituições de ensino

 

Em mais uma iniciativa para fortalecer o conceito de saudabilidade da carne suína entre os profissionais de nutrição, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Sebrae Nacional, contratou a empresa de consultoria em saúde e nutrição Oraculum para a realização de quatro fóruns de nutrição em grandes instituições de ensino de São Paulo. Os eventos aconteceram entre os dias 14 e 21 de outubro e alcançaram cerca de 800 estudantes que conheceram os benefícios da proteína para a saúde.

Como forma de levar as informações ao maior número possível de estudantes, as palestras foram inseridas em eventos de grande repercussão, como em jornadas e simpósios da Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Paulista (UNIP), Universidade São Camilo e Universidade Cruzeiro do Sul. A nutricionista Isabela Pimentel, especialista em Distúrbios Metabólicos, Risco Cardiovascular e em Nutrição em Cardiologia, foi a responsável pelas apresentações que levaram informações sobre os cortes suínos mais magros, o valor nutricional de cada porção da carne, além de esclarecimentos sobre os nutrientes presentes na proteína e de como eles auxiliam na conquista de benefícios para o corpo, como ganho de massa magra, prevenção de doenças cardíacas, entre outros.

Segundo a nutricionista, a realização dos Fóruns para o público acadêmico foi uma experiência válida. “No início dos fóruns, era claro o estranhamento dos alunos quanto ao tema que seria abordado. No entanto, após as palestras, tivemos um feedback positivo deles e também dos professores que, inclusive, demonstraram interesse em ampliar os debates. É muito importante esse contato com as faculdades não só para esclarecer os mitos em torno da carne suína como também para mostrar a esses futuros nutricionistas a importância de estarem embasados em informações científicas para o bom exercício de sua profissão e não em mitos”, disse Isabela Pimentel.

Jamile Vieira, estudante do 4º semestre de Nutrição, acredita que o conteúdo apresentado durante a ação agregou conhecimentos importantes à sua formação. “Achei a palestra interessante para que os alunos possam incentivar a população brasileira a consumir mais carne suína, que é uma proteína muito importante para a saúde, sendo rica em nutrientes como a tiamina e capaz de ajudar na prevenção de doenças”, disse.

Na avaliação do Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e coordenador do conselho consultivo da Oraculum, a importância desses fóruns foi transmitir informações de qualidade sobre o consumo e a saudabilidade da carne suína nas diferentes fases da vida. “O que torna estas ações extremamente importantes é que esses alunos que estão no período de graduação do curso de nutrição tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra em que foram quebrados os mitos que envolvem o consumo da carne suína. Assim, conseguimos formar e capacitar futuros profissionais a recomendarem, seja na sua atuação clínica ou em restaurantes, o consumo de carne suína como uma opção de uma alimentação saudável e balanceada”, afirma.

Os fóruns nutricionais fazem parte de uma série de ações desenvolvidas pela ABCS por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e do Sebrae Nacional, que têm como foco os profissionais de nutrição. Além dos fóruns, também foi desenvolvida uma lâmina de consultório, pensada para ser uma ferramenta complementar para nutricionistas tirarem dúvidas de pacientes em relação a carne suína e que é entregue aos profissionais durante visitas aos consultórios; um livro de receitas leves com carne suína; monografias com resultados de pesquisas científicas; e ainda os fascículos nutricionais, que também informam sobre os benefícios da proteína e que são enviados mensamente para mais de cinco mil contatos de nutricionistas em todo o país.

Lívia Machado, coordenadora de Marketing da ABCS, afirma que os fóruns nutricionais completam um ciclo importante de ações pensadas para educar os profissionais de saúde. “Este é apenas o início de um trabalho que pretendemos estender a um grande número de profissionais e estudantes de nutrição. Como formadores de opinião, é importante que eles conheçam os benefícios da carne suína para que possam apresentá-la aos pacientes como uma opção saborosa, versátil e rica em nutrientes para alimentação diária”.

 

Fonte: ABCS

Publicado em 24/10/2016

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas