Nova unidade de quarentena é inaugurada em Cananéia com a presença do ministro da Agricultura

Nova unidade de quarentena é inaugurada em Cananéia com a presença do ministro da Agricultura

ABCS foi uma das apoiadoras do projeto também encabeçado pela Abegs e Mapa

 

Nesta quinta-feira (10) a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação das Empresas Brasileiras de Genética de Suínos (ABEGS) realizaram a inauguração da Unidade II de Quarentena de Suínos, na Estação Quarentenária de Cananéia (EQC). A Unidade reforça a proteção sanitária do plantel e o melhoramento genético de suínos no país. A cerimônia foi considerada mais um capítulo importante na biosseguridade de suínos no Brasil, na qual contou com a participação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

A abertura do 2º sítio de quarentena e a reforma da 1ª unidade foram realizadas após um investimento de R$ 3,1 milhões, feito pela ABEGS, em parceria com o Mapa e a ABCS. Segundo Maggi, a EQC já evitou a disseminação de doenças pelo país com o abate de lotes contaminados. “Esta estação é muito importante para a estratégia de fortalecimento da sanidade animal do Brasil. O papel do Ministério é fazer com que as coisas funcionem e os criadores possam produzir", destacou o ministro.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, prestigiou a cerimônia e garantiu que o setor está preparado para liderar as exportações mundiais de carne suína. “Esse projeto demonstra o comprometimento do nosso setor com a biosseguridade de suínos no Brasil e é fundamental para a manutenção do produtor na atividade. Com a garantia da não entrada de doenças no nosso plantel, certamente, nosso produto se torna ainda mais competitivo no mercado externo”.

Com capacidade para alojar até 500 reprodutores importados de altíssimo valor genético, a nova unidade de quarentena de suínos possui instalação moderna,100% climatizada, capaz de fornecer maior conforto para os animais, além de um sistema totalmente inovador e único no país de filtragem de ar na entrada e na saída, aumentando o nível de proteção sanitária exponencialmente. O presidente da ABEGS, Alexandre Rosa, falou sobre a importância da construção da nova unidade. “Estamos dobrando a capacidade de alojamento de reprodutores suínos importados anualmente, algo que é vital para o processo de atualização genética da suinocultura brasileira”.

A obra ainda contemplou a reforma da Unidade I, na qual foram realizadas as restaurações das instalações, climatização do galpão, melhorias em pisos, equipamentos e no sistema de armazenagem e tratamento de dejetos. As inovações na estrutura da Estação possibilitam ao país aumentar o quantitativo de animais importados e a frequência das importações, além de atender a um maior número de empresas que atuam no setor, cumprindo importante papel no controle sanitário das importações de reprodutores da espécie. A ideia é valorizar a excelência genética do rebanho suíno nacional e, consequentemente, à competitividade do setor.

Sobre a EQC

A EQC é atualmente a única estação quarentenária oficial do Brasil. Inaugurada em 1971 com objetivo de realizar isolamentos de animais para exportação, a Estação foi totalmente reestruturada em 2009, passando a dedicar-se a quarentenas de importação, além das atividades de pesquisa, cursos, treinamentos e capacitação.

Em 2014, com a parceria entre o MAPA, a ABCS e ABEGS, as condições de alojamento de suínos foram aprimoradas, e as quarentenas de suínos importados passaram a ser obrigatoriamente realizadas na Estação.  

As condições geográficas peculiares da ilha, aliadas a rigorosos controles de biosseguridade, com acompanhamento contínuo dos animais alojados por Médicos Veterinários Oficiais, possibilita o isolamento dos suínos importados para observação clínica e realização dos testes diagnósticos necessários, evitando assim que agentes de doenças exóticas sejam introduzidos no Brasil por meio de animais importados.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas