ABCS promove carne suína no Capital MEATing

Evento reuniu profissionais e amantes do churrasco na Capital Federal

A carne suína foi um dos protagonistas do Capital MEATing, 1° Congresso Nacional de Carnes e Churrasco, realizado entre os dias 21 a 23 de abril em Brasília (DF). O evento destinado a profissionais e amantes do churrasco contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), que promoveram um curso de cortes com foco em churrasco e colaboraram com a estação do chef Carlos Tossi, que preparou porco defumado durante o Festival de Carnes e Churrasco, no último domingo.

Em sua primeira edição, o Capital MEATing contou com dois dias de aulas e palestras e um de apreciação de diversos cortes de carnes preparados por renomados chefs, com ênfase para a carne suína, que teve destaque em parte da programação e foi o prato principal de três estações no festival. A idealizadora do evento, Isabela Oliveira, também conhecida como vencedora do reality show BBQ Brasil – Churrasco na Brasa do SBT, explica que o Capital MEATing tem como principal objetivo destacar a carne brasileira, a seriedade da produção e incentivar o mercado de carnes no país.

De acordo com Isabela, a proteína suína teve seu espaço garantido na programação, repleta de profissionais renomados, por ter o maior potencial de aproveitamento. “Temos que valorizar a carne suína e mostrar que ela pode sim fazer parte do churrasco e ser preparada de diversas maneiras. Sentimos a necessidade de explorar a proteína e sua variação de cortes em nossos cursos e a ABCS teve um papel importante nesse trabalho”.

Um dos cursos mais aguardados foi o curso de desossa de suínos, realizado no dia 21 de abril com o conceituado açougueiro inglês Steve West e com o consultor de cortes da ABCS Marcos Bisinella. West mostrou os cortes mais populares da Europa, deu dicas de preparo e falou sobre a versatilidade da carne suína. “Ela é a carne mais valiosa do mundo e tem excelente custo benefício, podemos aproveitar todo o animal e alimentar uma família durante dias”.

Steve também estava curioso para aprender sobre os cortes brasileiros apresentados por Bisinella, que focou em opções de churrasco e deu diversas dicas para os participantes aproveitarem ao máximo a carne. “Destaquei cortes especiais como o prime rib, o porterhouse e outros com os ossos aparentes, que tem feito sucesso entre os profissionais do churrasco e proporcionando maior espaço da carne suína neste nicho”, explica Bisinella. O participante Marcio Guaranys elogiou a qualidade do conteúdo do curso e do material distribuído. “Vimos diferentes técnicas de cortes e o quanto essa variação influencia na comercialização e utilização do produto. Estou entrando no ramo e o curso e o manual de cortes que recebi serão importantes para o meu trabalho”, afirmou.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica a importância de incentivar e participar de ações voltadas para profissionais do churrasco e os ganhos para toda a cadeia. “A carne suína tem mostrado seu valor em diferentes nichos da gastronomia, sendo uma opção versátil e saborosa para o churrasco. Apoiar o Capital MEATing e levar informações relevantes sobre a preparação do nosso produto para profissionais e formadores de opinião trazem resultados importantes para todo setor”.

O sabor da carne suína no Festival MEATing

Além do apoio na parte teórica, a ABCS levou o conceito Escolha + Carne Suína para o Festival MEATing, realizado no último domingo. O evento reuniu 14 estações comandadas pelos palestrantes do congresso, que colocaram em prática todo o conhecimento repassado. Dentre as opções, três tiveram como carro chefe a carne suína, como é o caso da estação do chef Roberto Ravioli, que serviu porchetta, da chef Paula Labaki, que preparou sanduíche de copa lombo defumada e do chef Carlos Tossi, que contou com o apoio da ABCS e surpreendeu o público com um porco defumado.

Tossi se define como um apaixonado por carne suína e pontuou o sabor, a facilidade de cocção e a qualidade da produção brasileira como justificativas. “Hoje com o melhoramento genético, com gente séria fazendo um trabalho sério, a gente ganha muito em qualidade. É uma carne saborosa, muito rica e que faz toda a diferença. O público procura muito por carne suína nos eventos de churrasco e é sempre um sucesso”.

O Festival MEATing foi realizado à beira do Lago Paranoá e reuniu um público estimado em mil participantes.

 

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas