Lançamento de conteúdo inédito de gastronomia reúne grande público na Avesui 2017

Lançamento de conteúdo inédito de gastronomia reúne grande público na Avesui 2017

Encontro foi marcado pelo lançamento de receitas clássicas e práticas com carne suína e por palestra do chef e apresentador Carlos Bertolazzi

Saudável, versátil e um excelente negócio. Assim foi apresentada a carne suína para mais de 350 multiplicadores durante o evento Sabor e Saúde – Um Encontro da Carne Suína com a Gastronomia e a Nutrição, realizado nesta quarta-feira (26) na Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos 2017 (AveSui), em Florianópolis (SC). A ação realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) trouxe em sua programação a participação do chef e apresentador Carlos Bertolazzi e o lançamento de vídeos e cartilhas de receitas clássicas e práticas com carne suína, surpreendendo o público presente com as oportunidades que a proteína oferece.

Voltado para profissionais e estudantes de gastronomia e nutrição, participantes da feira e líderes da suinocultura, o encontro teve início com a palestra da nutricionista especializada em obesidade pela Universidade Federal de São Paulo, Marília Zagatto. Na oportunidade, ela falou sobre a importância do consumo de proteínas na alimentação humana e as vantagens da carne suína para a saúde, destacando os principais nutrientes encontrados no alimento, como as vitaminas do complexo B, ferro e zinco.

Em seguida, foi a vez do chef e apresentador Carlos Bertolazzi contar um pouco da sua trajetória como chef, sua relação com a carne suína e seu trabalho como apresentador de TV em programas de gastronomia, como o Hells Kitchen - Cozinha sob Pressão, o qual ele apresentou durante três temporadas, o BBQ Brasil e atualmente o Fábrica de Casamentos, todos do SBT. Bertolazzi é um dos incentivadores da proteína suína e da sua inserção nos cardápios. “Venho intensificando meu trabalho com a carne suína e o retorno tem sido positivo. Assim como muitos chefs, tenho experimentado utilizar a diversidade de cortes em preparos diferenciados que tem surpreendido a todos”, explicou.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, falou durante a abertura sobre a importância de diversificar a comunicação e focar ações de promoção da carne suína para profissionais e estudantes, futuros formadores de opinião, das áreas de nutrição e de gastronomia para mostrar o potencial da carne suína e a qualidade da sua produção. “A ABCS acredita na força de dialogar diretamente com os consumidores e formadores de opinião para elevar o nosso produto e dar o lugar que ela merece na mesa dos brasileiros”.

O coordenador do curso de gastronomia do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, Vilson Goes elogiou a ação e pontuou a importância do contato dos alunos com profissionais capacitados. “Utilizar o conteúdo aprendido é um desafio bem-vindo para os alunos se desenvolverem como chefs versáteis que o mercado exige”, pontuou.

Lançamento das cartilhas

Além das palestras, o encontro foi palco de mais uma entrega do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), o lançamento de vídeos e receitas clássicas e práticas com carne suína. Inédito, o conteúdo foi desenvolvido por uma empresa especializada em consumo, que após um intenso processo de pesquisa e testes com diversos cortes suínos e preparos, chegaram a 30 receitas que são garantia de sucesso na cozinha, como a lasanha de pernil, o arroz caipira com copa-lombo e o lombo rolê.

As receitas foram distribuídas em duas cartilhas, prática e clássica, e dez dessas receitas foram adaptadas para vídeos rápidos e dinâmicos, que também foram lançados durante o evento e já disponíveis no site www.maiscarnesuina.com.br.

A coordenadora de marketing da ABCS, Lívia Machado, explica que o processo permitiu desenvolver receitas práticas com combinações de ingredientes que realçam o sabor da carne suína, além de versões de receitas clássicas que já caíram no gosto do brasileiro, como escondidinho e o famoso bife a cavalo. “Em mais uma entrega inédita, nosso objetivo foi mostrar para os consumidores como a carne suína pode ser saborosa, versátil e sem abrir mão da praticidade exigida no dia a dia dos brasileiros. São receitas que poderão compor o cardápio diário, aumentando a presença da proteína nos lares”.

A ação foi realizada pela ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e em parceria com Sebrae Nacional e a Gessulli Agribusiness.

Fonte: ABCS

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