ABCS promove a carne suína entre profissionais da saúde em evento com Marcio Atalla

ABCS promove a carne suína entre profissionais da saúde em evento com Marcio Atalla

O evento contou com cerca de 90 participantes, entre educadores físicos e nutricionistas, e destacou os benefícios da proteína em uma dieta equilibrada

A carne suína foi assunto destaque em encontro com profissionais de educação física e nutricionistas, no último sábado (28), promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a agência Oraculum Inteligência em Nutrição e Saúde. Para falar sobre a proteína, seus aspectos nutricionais e seus benefícios quando aliado à pratica de atividade física, foram convidados a palestrar o preparador físico Marcio Atalla, a doutora em nutrição Fabiana Benatti e o presidente do conselho consultivo da Oraculum, cardiologista e nutrólogo, Dr. Daniel Magnoni.

O evento, que aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu cerca de 90 profissionais da saúde, teve o intuito de informar sobre a procedência da carne suína, bem como sua qualidade, saudabilidade e segurança alimentar, para que os participantes se tornem multiplicadores de conteúdo e façam parte do compromisso de esclarecer dúvidas e mitos em torno da proteína.

O educador físico Marcio Atalla destacou em sua fala que para manter uma vida saudável é necessário montar uma rotina alimentar equilibrada que seja possível de manter a longo prazo e que possua uma variedade de produtos naturais, junto com a prática de exercícios físicos. “Já percebi pessoas ficarem surpresas ao me verem comer carne suína e eu sempre explico que, na verdade, ela é uma opção altamente recomendada para compor o prato, por ser rica em nutrientes”.

O nutricionista Diego Nunes participou do evento e afirmou se sentir mais preparado e motivado a indicar a proteína. “Muitos pacientes preferem não incluir na dieta por causa do que pensam a respeito do valor calórico e do percentual de gordura ser, supostamente, muito alto. E hoje eu aprendi que não tem nada disso, que a carne suína pode ser, sim, uma opção de proteína magra e com rico valor nutricional”.

O educador físico Bruno dos Reis elogiou o evento e considerou de grande relevância o conteúdo abordado nas palestras. “Foi muito bom para ambas as áreas do conhecimento, principalmente em relação à aplicação prática, tanto para uma alimentação saudável, quanto para prática de exercício físico”. E completou: “Mesmo sendo uma opção menos conhecida, agora sabemos a proteína suína é tão benéfica quanto as outras fontes, e que também pode ser uma aliada da saúde”.

Para Adriana Abreu, nutricionista, a questão da saudabilidade em refeições coletivas foi um ponto importante a ser abordado, uma vez que viveu de perto a realidade ao trabalhar em restaurante industrial. “Quem administra restaurantes industriais sabe o quanto a gente faz uso da carne suína nos cardápios e como é difícil pra população coletiva aceitar sua inclusão, nem que seja duas vezes na semana. Eu sempre trabalhei em cima dessas informações de que é mais saudável, e até consegui um pouquinho mais de aderência, mas é um desafio para nós apresentar a proteína para eles como uma opção saudável”.

A diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, acredita que a ação é parte essencial de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade na formação de profissionais que atuam de forma direta com as pessoas interessadas em manter uma alimentação equilibrada. “É fundamental que nutricionistas e profissionais de academia sejam orientados em relação a carne suína, pois eles lidam diretamente com o potencial consumidor da proteína. E como formadores de opinião na área da saúde, esta é uma forma de torna-los mais preparados para informar em relação à saudabilidade e segurança da proteína, e indicar seu consumo aos pacientes e alunos”, explica.

A ação contou com o apoio do Sebrae Nacional e da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). No final, participantes receberam materiais técnicos como artigos e lâminas informativas com o conceito “Escolha Mais Carne Suína”, que poderão ser utilizados nos consultórios e nas academias.

Fonte: ABCS.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas