A carne suína está em destaque no varejo brasileiro

A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) ganhou vida nas 624 lojas espalhadas em 17 estados brasileiros. A iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Sistema Sebrae, direciona os holofotes do varejo brasileiro para a proteína até o dia 27 de setembro e tem chamado a atenção nos pontos de vendas.

Apesar de promoverem o mesmo produto, a carne suína, as sete bandeiras participantes trazem para suas campanhas de marketing nas lojas e nos meios de comunicação on-line e off-line características de cada marca e levam ao consumidor, de forma educativa, informações sobre qualidade, saúde e sabor da proteína, além da diversidade de cortes e promoção, aumentando ainda mais a sua presença na lista de compras.

A diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, elogiou o viés educativo das campanhas e falou sobre a importância da inserção do “Escolha + Carne Suína” na comunicação junto aos consumidores. “O conceito está presente em todas essas redes que o incluíram em suas campanhas de marketing. É sem dúvida um movimento inédito e de força expressiva na educação do consumidor brasileiro. Essa ação é um exemplo para o agronegócio brasileiro do quanto uma podemos mobilizar e influenciar o varejo”.

GPA

Participante de seis edições da SNCS, o GPA inova a cada ano com campanhas que conquistam seus clientes. Com o mote “Festival de Suínos”, a bandeira Extra posiciona a carne suína como uma ótima opção de proteína com custo X benefício associado a saúde, sabor e praticidade. Além de um enxoval robusto nas lojas com selo de bandeja, bandeirola, woobler e cavalete, a bandeira também desenvolveu uma revista especial com receitas e dicas de churrasco, e investiu em comunicação nas redes sociais, TV aberta e levou a campanha para TV Minuto, que transmite conteúdo para o metrô de São Paulo, o mais movimentado do país.

A bandeira Premium do GPA, Pão de Açúcar, também trouxe novidades para a sexta edição. A campanha “Especial Suínos” mostra a versatilidade, sabor e encanto da proteína com um PDV diversificado, com peças como stopper, adesivos de balcão, bandeja e geladeira e ponto de contato. A comunicação on-line ganha peso este ano com o desenvolvimento de vídeos de receitas, entre eles uma parceria com o canal Churrasqueadas, posts no blog e nas redes sociais, investindo na interatividade com o cliente. Outro destaque da campanha é a Revista Especial Carne Suína, distribuída nos principais jornais dos 13 estados onde a bandeira tem loja.

Para o gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Monezi, a SNCS 2018 foca no bolso do consumidor e no compartilhamento de informação. “As lojas do Pão de Açúcar e do Extra vestiram a campanha da Semana Nacional da Carne Suína e o resultado é muito positivo. A categoria ganha visibilidade na gôndola, os consumidores identificam os benefícios e a praticidade da carne suína. Além de um maior número de promoções, deixando a proteína ainda melhor na relação custo x benefício. Com essa alavanca nas lojas, as vendas crescem dois dígitos no resultado parcial da campanha” destaca.

Hortifruti – Natural da Terra

Estreantes na SNCS, o Hortifruti e o Natural da Terra trazem em sua campanha o DNA das bandeiras e apostam na combinação de alimentos saudáveis e frescos. Além de incentivarem o consumo da proteína desconstruindo tabus e esclarecendo mitos, a campanha “Carne suína deixa a vida mais saborosa e saudável” sempre combina o alimento com frutas, legumes e verduras e investe nas cores desses produtos em suas peças. Os clientes das lojas se surpreenderam com móbile, cartaz, banner, adesivo de bandeja, régua de gôndola, folders de receitas e máscaras de preço, que associam outros produtos à carne suína e agregam conveniência à experiência de compra. As bandeiras também investiram em redes sociais, com posts informativos e webmail para os clientes.

De acordo com o diretor comercial da rede, Leonardo Miyao, as lojas vestiram as campanhas e o projeto foi abraçado por toda a equipe do Hortifruti-Natural da Terra. “Nosso diferencial foi promover a carne suína com a venda de produtos correlatos, para mostrar ao cliente a variedade de pratos e receitas possíveis com a proteína. Nós exploramos, por exemplo, a venda cross de produtos, principalmente com o setor de mercearias. Em todas as lojas, a campanha está ativada, com a presença e a apresentação da carne. Em termos qualitativos, estamos no caminho certo. Em números, o crescimento é claro. Antes, nós oferecíamos apenas quatro cortes, que são obrigatórios no varejo. Neste ano, nós saltamos para 10 cortes com ótima aceitação e um fluxo de venda absurdo. Nós crescemos, em média, até o momento, cerca de 200% a venda de carne suína”, comemora Miyao.

Lopes Supermercados

Também participando pela primeira vez na SNCS, o Lopes Supermercados trouxe seu conceito de supermercado de vizinhança para a sua campanha “Festival Suínos” e aponta a carne suína como uma fonte de proteína saudável para a família. O enxoval conta com display de refrigerador, selo de bandeja, faixa de gôndola, display de balcão do açougue, banner aéreo, stopper e mini caderno de receitas para surpreender os clientes. As redes sociais também estão sendo dominadas pela proteína mais consumida do mundo com curiosidades e receitas com conteúdo durante todo o período da campanha.

Para a gerente de marketing da rede Lopes, Fabiana Mourão, a principal característica da campanha nas lojas é a oferta de produtos com ótimo custo-benefício e variedade. “E a primeira vez que o Lopes Supermercados fecha a parceria com ABCS. Para esta ação, nós reforçamos a comunicação dentro das lojas, redes sociais, preparamos ofertas incríveis, e uma diversidade de cortes especiais, além de conscientizar os consumidores do Lopes da importância de se consumir a carne suína. Em todas as lojas do Lopes, os clientes encontram um atendimento de qualidade e especializado para apresentar os benéficos da carne. Pretendemos alcançar um crescimento de 60%, no Festival de Suínos 2018” pontuou.

Oba Hortifruti

Com o slogan “Carne suína sim”, o Oba Hortifruti chega a sua segunda edição da SNCS com o objetivo de levar segurança ao consumidor de que a proteína é a escolha certa. No período de campanha, as lojas contam com wobler, régua de gôndola, placa de carrinho, testeira e adesivo de checkout, móbile, stopper e banner. Os clientes também recebem o Guia Gourmet de ofertas especial de carne suína, que traz informações sobre saúde, tempero, receitas e combinações para surpreender ainda mais o paladar. Nas redes sociais, a rede aposta no conteúdo informativo sobre procedência e motivos para consumir a carne suína, além de uma página exclusiva no blog.

A Gerente de produto do Oba Hortifruti, Renata Conde, explica que a campanha nas lojas já trouxe resultados positivos a rede. “O trabalho de comunicação da Semana Nacional da Carne Suína em nossas lojas é fundamental para o fomento às vendas, pois gera lembrança da proteína, que muitas vezes não está presente na lista de compras; e estimula o consumo, através da sugestão de receitas, de dicas de preparo e da educação e orientação dos clientes sobre os benefícios da carne suína. Através da Campanha “Carne Suína Sim”, as lojas do Oba Hortifruti sentiram um impacto positivo imediato nas vendas, aumentando mais de 10% no volume vendido já nos primeiros 5 dias de campanha, em comparação ao mesmo período da SNCS do ano anterior”.

St. Marche

Pela segunda vez na SNCS, o St. Marche traz em 2018 a campanha “Semana da Carne Suína” com grande variedade de cortes - do prático para o dia a dia ao refinado para uma receita especial. Os clientes que frequentarem as lojas da rede neste período vão encontrar logo na entrada uma placa da campanha, etiqueta de bandeja, régua de balcão, stopper e board de açougue. Além disso, a carne suína também é destaque do tabloide semanal da rede com ofertas.

A coordenadora de perecíveis do St. Marche, Fabiana Farah, destaca que a campanha da rede a SNCS 2018 é uma releitura da última experiência em 2017. “Nossa estratégia do ano passado deu tão certo, que não fez sentido mudar. Mas nesta edição, nós demos ênfase a um elemento: as pessoas. Nós investimos no treinamento da equipe, porque nós acreditamos que os nossos colaboradores são o primeiro degrau para mudança no padrão de venda. É por meio deles, que estão em contato direto com cliente, que a nossa estratégia ganha vida. A gente vê carne suína em todo lugar, no açougue, no caixa, no atendimento direto com o personal shopper. Tudo isso para elevar a carne suína a um outro patamar em nossas lojas” explica.

SNCS

A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) é uma iniciativa da ABCS e conta com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Sistema Sebrae.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas