ABCS discute mercado futuro de grãos na PorkExpo

A ação reuniu grande público para discutir o mercado de insumos que influencia em até 70% o custo de produção e foi palco de lançamento de nova cartilha de receita "Carne Suína Sim!"

Com o seminário “Nova dinâmica do mercado de grãos e o desafio da sustentabilidade econômica da suinocultura”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e doutor em economia aplicada pela ESALQ/USP, especialista em agronegócio brasileiro, Alexandre Mendonça de Barros, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) debateu, juntamente com outras entidades do setor, sobre o cenário desafiador da suinocultura brasileira nesta quarta-feira (26), durante a PorkExpo 2018, em Foz do Iguaçu (PR).

A ação, realizada em parceria com o Sistema Sebrae e a Safeway Agro, reuniu cerca de 350 participantes, dentre eles suinocultores, especialistas, estudantes e entidades do setor para discutir o mercado de grãos, importante tema que influencia diretamente nos custos de produção do suinocultor e refletem na sustentabilidade da atividade.

De acordo com o palestrante Alexandre Mendonça de Barros, especialista em agronegócio brasileiro, o país vive um cenário econômico volátil e incerto, em função dos últimos eventos internos e externos. E entender a lógica do mercado de grãos é uma questão de sobrevivência. “A suinocultura sofreu inúmeros reverses, primeiro, a alta nos custos de produção ao mesmo tempo em que perdeu um mercado importante, que é a Rússia, até então o nosso maior parceiro comercial. Além disso, os eventos internacionais também influenciaram bastante este cenário, principalmente com a guerra comercial travada entre EUA e China que, elevou o preço dos grãos brasileiros contra o mercado internacional. Como complicação, nós não sabemos até quando isso vai durar. Aqui no país, nós tivemos o tabelamento de fretes, reprecificou as cargas no Brasil, principalmente dos grãos, fora a incerteza do cenário político. Então, a combinação desses fatores gerou muitas incertezas em relação ao futuro do milho, farelo de soja que, por consequência, redefine o jogo para os suinocultores. Assim, é de vital importância para os suinocultores se atentarem à inteligência do mercado de grãos”, destacou o especialista.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, pontua a importância do suinocultor estar sempre atento a informações sobre grãos para ser estratégico em seu planejamento. "Nosso objetivo é sensibilizar os participantes deste seminário da importância de se estar atento ao mercado de grãos, sua influência e impacto na produção suinícola para que possamos trazer sempre melhores resultados para a nossa cadeia, Para isso, a ABCS investe continuamente na capacitação dos suinocultores".

Lançamento da cartilha "Carne suína Sim!"

O evento também foi palco de mais uma ação do Escolha Mais Carne Suína. A ABCS lançou durante o evento os novos materiais de divulgação da proteína. São vídeos e fotos de novas receitas. Além destas produções, a ABCS lançou a cartilha de receitas"Carne suína sim!", em parceria com o Sebrae e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).

O material distribuído durante o evento traz uma seleção de receitas inovadoras e práticas, com dicas de ingredientes que combinam perfeitamente com a carne suína, além de modo de preparo e acesso à outras informações, por QR Code, no site Mais Carne Suína.

A diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, falou durante o lançamento sobre o material. “A cartilha é um reforço do trabalho dedicado e compromissado que temos feito para mostrar ao consumidor a versatilidade, sabor e vantagens da carne suína. É um material rico com receitas que colocam em destaque a proteína mais consumida no mundo”, pontuou a diretora.

Lívia também apresentou durante o evento a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), campanha da ABCS nas redes de varejo em prol da proteína. "É um trabalho em grupo, com pessoas e entidades que acreditam no potencial da carne suína. Juntamente com o varejo e o Sistema Sebrae, nós trabalhamos para levar mais carne suína para as lojas e para a mesa do consumidor", destaca.

A PorkExpo

A PorkExpo 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura acontece nos dias 26 e 27 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). Em sua 9ª edição, o evento aborda temas relativos à proteína, com uma programação diversificada e abrangente, discutindo temas considerados pilares do futuro da suinocultura: Economia e Mercado, Qualidade de Produção da Carne Suína, Inovação, Tecnologia e Produtividade e Gestão e Manejo.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas