ABCS ABCS solicita urgência na abertura de leilões de milho para o estado de MT

Renegociação de dívidas dos suinocultores também esteve na pauta da reunião

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e a equipe política da entidade estiveram reunidos ,nesta quinta-feira (07), com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eduardo Sampaio. A audiência teve como objetivo atender a demanda da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat) referente à realização de leilões de milho para o estado no período de entressafra. Devido à recente escalada do preço do grão no mercado doméstico, a entidade nacional e a estadual buscam apaziguar a pressão do cereal sobre os custos de produção na suinocultura.

Lopes apresentou ao secretário a situação do estado do Mato Grosso e salientou que os produtores estão preocupados e receosos com a falta do grão. “A situação é alarmante, devido aos volumes que saem do estado para outras unidades da Federação e também pelo atual preço que o milho é comercializado. Dessa forma, de acordo com os estudos da Acrismat, a demanda necessária para compor os estoques até o mês de maio é de sessenta mil toneladas”. O presidente da ABCS destacou ainda que essa situação provavelmente se estabilizará após a colheita da safrinha, devido à alta capacidade de produção do Mato Grosso.

O secretário ponderou que essa pauta é prioridade na pasta, inclusive por ser uma demanda solicitada também pela ministra Tereza Cristina. Sampaio explicou que existe estoque de milho no estado, mas para liberar o leilão é necessário que o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) autorize.

“Nas próximas semanas teremos uma resposta mais concreta de quando será realizado o leilão no Mato Grosso. De qualquer forma, hoje a equipe técnica do MAPA vem estudando a melhor maneira de otimizar o trabalho do Ciep para ,assim, dar mais dinamicidade no processo de realização desses leilões.

Ainda sobre a possibilidade de abrir leilão de milho no Mato Grosso, o presidente da ABCS tratou com o secretário da necessidade de realizar a comercialização por meio do contrato de opção da compra pelo produtor. Segundo Lopes, a alternativa é aguardada pelos suinocultores, pois tem o objetivo de garantir o preço de venda do grão, caso as condições de mercado da época do vencimento não sejam favoráveis ao produtor.  Sampaio se comprometeu a entender os motivos que impossibilitam o suinocultor a realizar a comercialização por meio desse contrato e viabilizar esta forma de compra ou construir um novo mecanismo que tenha a mesma função de garantir o preço ao comprador de grãos.

Renegociação de dívidas

Ainda na agenda com o secretário, o presidente da ABCS explicou a situação de diversos suinocultores com problemas de endividamento devido ao alto custo de produção, especialmente pela elevação do preço do milho, além de fatores mercadológicos, como o desaquecimento do mercado russo. “Todas essas causas influenciaram na redução de margens da atividade e ,por isso, junto com o MAPA queremos renegociar, prorrogar essas parcelas nas instituições financeiras, dando um pouco mais de prazo aos produtores”, ressaltou Lopes.

O secretário explicou que as tratativas referentes às negociações de dívidas podem afetar diretamente o recurso e programas do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2019/2020.“Vamos avaliar se conseguimos prorrogar essas parcelas, mas será necessário realizar um estudo de caso junto às instituições financeiras analisando os impactos econômicos no setor agropecuário, caso haja uma renegociação” destacou.

SNDS 2019

Para fechar a audiência com o secretário Eduardo Sampaio, o presidente da ABCS entregou pessoalmente o convite da edição 2019 do Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS). Lopes destacou que a presença do Ministério da Agricultura no principal seminário da suinocultura brasileira é essencial para apresentar às lideranças do setor as atividades da pasta em prol da cadeia. O SNDS acontecerá nos dias 01 e 02 de agosto no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro (RJ).

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas