ABCS participa de reunião no Ministério de Economia para tratar do endividamento agrícola

 

ABCS participa de reunião no Ministério de Economia para tratar do endividamento agrícola

Economia sugere fundo financeiro como solução para endividamento agrícola


Representando a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o presidente Marcelo Lopes participou na tarde de quinta-feira (21) de reunião fechada no Ministério da Economia com o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da pasta, Rogério Miranda. A pauta da audiência foi o endividamento agrícola. O encontro contou com lideranças do agronegócio e também com representantes do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

O secretário apresentou ao setor produtivo algumas alternativas que podem ajudar os produtores rurais a sanarem suas dívidas. Dessa forma, a sugestão do governo federal é de que os produtores rurais se reúnam em pequenos grupos, em uma espécie de consórcio, formando um fundo financeiro como forma de garantia para novos créditos junto ao BNDES.

Miranda explicou que o sistema de aval cruzado teria grupos de 10 a 12 produtores que se avalizariam entre si. “Além do produtor, indústria, banco e tesouro também participariam do fundo, já que estes últimos têm a intenção mitigar os riscos. Com a redução do risco, os juros ficariam mais baixos”. De acordo com o secretário a intenção é trazer de volta para o mercado ativo o produtor que se inviabilizou pelo crédito.

O presidente da ABCS explica que a proposta irá auxiliar na retirada de crédito do produtor. “A sugestão do Fundo é excelente e poderá viabilizar essas dívidas que já estão sendo protestadas, além de poder ser uma alternativa para apoiar a vida econômica de diversos produtores”. Lopes frisou ainda que a apresentação é um primeiro alinhamento e por isso alguns itens da proposta ainda serão avaliados pela cadeia produtiva. “O que nos informaram e estamos passando para o suinocultor é que se quebrar o produtor, todo mundo perde e essa solidariedade tem que ser integrada”, ponderou.

A proposta preliminar do Ministério da Economia já foi apresentada aos membros da Frente Parlamentar do Agropecuária (FPA) e está em discussão na Bancada. A ideia é construí-la de forma conjunta entre os representantes do setor produtivo, do governo e com os parlamentares da FPA para que nos próximos meses a proposta já seja apresentada.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas