ABCS lança cartilhas inéditas com temas atuais e que vão ao encontro das demandas do consumidor consciente

ABCS lança cartilhas inéditas com temas atuais e que vão ao encontro das demandas do consumidor consciente

Uma iniciativa em prol de uma suinocultura de excelência, o evento lançará em Brasília duas cartilhas com foco em sustentabilidade e boas práticas


Em mais uma oportunidade de fomento ao desenvolvimento da suinocultura, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), convida os mais diversos agentes do setor para evento de lançamento das novas cartilhas técnicas com foco em sustentabilidade e boas práticas.

O material é resultado da parceria entre a ABCS e o Sebrae Nacional, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embrapa Suínos e Aves. O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, 14 de maio, às 10h, em Brasília (DF), no Hotel Kubitschek Plaza.

Diante da exigência de processos produtivos cada vez mais comprometidos com o bem-estar animal e com o meio ambiente, o conteúdo das cartilhas vem para fomentar a produtividade da cadeia com base nesses princípios e traz também orientações para suinocultores no sentido de assegurar economicamente os empreendimentos, enfrentar riscos, antever cenários e elaborar soluções, tudo com base em informações atuais presentes na legislação brasileira.

O material foi elaborado por profissionais experientes e renomados nas áreas de desenvolvimento de projetos, bem-estar animal e boas práticas agropecuárias. A cartilha “Novos Caminhos da Suinocultura” inclui uma visão ampla das oportunidades de gestão nas granjas, com temas como a otimização do uso de recursos, e a gestão de custos. Já a cartilha “Boas Práticas Agropecuárias para Fábricas de Rações Próprias”, contém reflexões sobre a qualificação de fornecedores e controle de matérias-primas e métodos para assegurar o fornecimento de uma alimentação adequada aos suínos.

O coordenador das cartilhas e presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Pinheiro Machado, explica que as duas cartilhas trazem conteúdos relevantes para a atividade”. A primeira publicação remete à sustentabilidade do negócio. Para o proprietário e gestores das granjas serve como um roteiro para revisar eventuais gargalos que possam comprometer a perpetuação do negócio. Para os profissionais envolvidos diretamente na operação é uma fonte de informações para melhoria de processos e resultados”, detalha.

Sobre a segunda, com foco em fábrica de rações, Iuri pondera que o material foi desenvolvido para atender uma lacuna de publicações de linguagem simples e objetiva, voltada para todos os profissionais da suinocultura, com o objetivo de dar subsídio a melhoria da qualidade das rações produzidas, não somente com foco no desempenho dos rebanhos, mas também na segurança dos animais e do ser humano do alimento fornecido aos suínos. Ela é voltada especialmente para as fábricas de uso próprio, não comerciais “Trata de boas práticas na produção das rações e também da gestão deste setor tão importante no sistema produtivo”, explica ele.

As cartilhas serão disponibilizadas para todo o público após o lançamento, sendo publicadas no site da ABCS em formato e-book. Além disso, elas serão base para os seminários estratégicos com o tema “Mercado Globalizado: Como aproveitarmos as oportunidades em relação a sustentabilidade, bem-estar animal e qualidade da ração em fábricas próprias”, que serão realizados em diversos estados brasileiros no segundo semestre de 2019 em parceria com as associações estaduais

O Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, afirma que a iniciativa reforça a atenção que a entidade, junto com os demais parceiros, tem dado aos temas mais atuais da suinocultura e a necessidade de aprimoramento da atividade frente aos desafios com o consumidor. “A ABCS se destaca no agronegócio e mais uma vez com essa iniciativa lidera um processo proativo de preparar cada vez mais os produtores e a cadeia como um todo para discutir temas que vem a procura dos consumidores cada vez mais conscientes. A suinocultura se sente pronta para discutir, adequar e aprimorar os processos que ela já faz em relação ao bem-estar animal, ao manejo e a sustentabilidade da atividade”, explica.

Programação

O evento se inicia às 10h, com a presença do presidente da ABCS, Marcelo Lopes. Logo após as boas vindas, o coordenador do projeto, Iuri Pinheiro Machado, apresentará as cartilhas técnicas com a diretora técnica e comercial da ABCS, Charli Ludtke. O lançamento oficial ocorrerá às 11h com a presença de representantes das instituições parceiras. Às 12h, será oferecido almoço especial à base de carne suína.

O encontro também será palco da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ABCS para a eleição do biênio 2019/2021, que acontecerá às 13h30, e da posse da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, às 17h.

Interessados em participar do evento devem confirmar presença até o dia 10/05 pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo número (61) 3030-3200.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas