Marque na agenda: ABCS lançará o Programa de Capacitação de Doenças Virais na Produção de Suínos

O evento será em Brasília, na sede da CNA e tem como tema principal Prevenção e Controle de PSA e PSC


No próximo dia 14 de agosto, quarta-feira, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) irão realizar o lançamento do Programa de Capacitação de Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos. O evento será em Brasília, na sede da CNA e abordará o tema Prevenção e Controle da Peste Suína Africana (PSA) e Clássica (PSC).

Além dos realizadores, o evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa Suínos e Aves e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A iniciativa dos envolvidos no projeto ocorreu devido aos recentes casos de PSA na Ásia e Europa e dos casos pontuais de PSC no Ceará e no Piauí.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a entidade junto ao governo federal e a iniciativa privada identificaram a necessidade de integrar os representantes da cadeia no esforço de controlar e mitigar os fatores de risco na entrada de doenças. “Um trabalho em conjunto e que tem o mesmo objetivo, convocar toda a cadeia para compartilhar responsabilidades e atuar no controle da entrada de doenças em defesa da saúde do rebanho suinícola brasileiro”.

No dia 14 de agosto, o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da CNA e contará com a presença do médico veterinário da Trouw Nutrition, Maurício Dutra, que vai trazer um panorama sobre a situação da PSA e PSC no mundo. Para complementar, o médico veterinário e professor associado na Universidade de Brasília, Cristiano Melo, vai tratar sobre a introdução de agentes infecciosos transnacionais por produtos de origem animal em bagagens de passageiros internacionais, apontando os cuidados necessários em aeroportos e fronteiras. Outro ponto da discussão será a estratégia regional de vigilância e controle da PSA e PSC, que será apresentado pela equipe técnica do MAPA.

Workshops Estaduais

O lançamento do Programa em Brasília dará abertura aos Workshops Estaduais “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos”. Os treinamentos nos estados também são uma realização em conjunto da ABCS, CNA, ABPA, Abegs e Abraves e visam capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suinícola.

Os Workshops serão realizados em mais de 10 estados brasileiros, durante o segundo semestre deste ano e serão ministrados pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka.

“O objetivo dos organizadores é manter a sanidade da produção suinícola nacional, por meio do aprimoramento da informação. As capacitações também contarão com materiais técnicos, como por exemplo o manual sobre as doenças virais da suinocultura. Todo o conteúdo será disponibilizado no site da ABCS”, explica a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, que participará de todos os workshops.

Todos os eventos são gratuitos e contam com apoio das Federações da Agricultura e das Afiliadas da ABCS.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas