Simpósio ABCS no Siavs 2019 aborda estratégias de mercado na suinocultura

Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e apoio da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), o evento debate sobre oportunidades e ameaças no mercado de suínos


Os diversos desafios que a cadeia da suinocultura tem enfrentado exigem cada vez mais aos agentes do setor que tenham conhecimento e preparo para lidar com mudanças, além de vislumbrar as oportunidades. Questões de bioseguridade, mercado de grãos, acesso ao mercado internacional e gestão de negócios tem sido alguns dos principais focos de atenção nesse cenário.

Pensando nisso, a fim de trazer temas fundamentais para discussão do mercado de suínos e preparar produtores para as oportunidades, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realiza o “Simpósio ABCS: Alternativas para mitigar as crises do mercado de suínos”. As inscrições para a abertura do simpósio são gratuitas para visitantes e poderão ser feitas no local do evento. Já no caso de produtores que quiserem acessar a todas as palestras, será necessário realizar inscrição antecipada no projeto produtor, enviando nome e CPF para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O encontro é realizado pela ABCS, no dia 27 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo e conta com a parceria da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e com o apoio da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS). Juntas, as entidades reúnem produtores, líderes do setor e participantes durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), feira organizada pela ABPA e que debate sobre conhecimentos científico, conjuntural e político do setor de proteína animal.

Para Francisco Turra, presidente da ABPA, as perspectivas são positivas para o desenvolvimento da suinocultura nacional. "A crise sanitária em outras regiões do planeta aqueceu as exportações, o que deve impactar progressivamente a oferta de produtos. Após tempestades, temos bons ventos pela frente. Por tudo isto, é fundamental ao produtor estar preparado para atuar com cautela, sempre atento ao comportamento do mercado, considerando todos os fatores envolvidos, à exemplo dos custos de produção. São pontos primordiais que estarão em pauta neste importante seminário que promovemos nesta valiosa parceria entre a ABPA e a ABCS", ressalta Francisco Turra.

Programação

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, participará do evento e vai abrir a programação, às 14h, com a palestra “Muito além da produtividade, o tripé da sustentabilidade econômica da suinocultura: exportação, mercado de grãos e mercado interno”.

A mediação dos debates será realizada pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludke. Ela detalhou sobre como será o evento. “O tema foi pensado para auxiliar as agroindústrias que ainda não acessaram o mercado internacional a pensarem no que é possível fazer para se tornarem exportadoras. Também iremos abranger a qualificação dos produtores independentes para que a gestão de sua propriedade seja mais produtiva ao integrar aspectos de sustentabilidade à produção de suínos”, comenta Charli Ludke.

Logo em seguida, o médico veterinário e consultor da ABCS, Iuri Machado, apresentará sobre o cenário do mercado de grãos na palestra “Nova dinâmica do mercado de grãos: ameaças e oportunidades”. Já Alvimar Jalles, consultor da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), vai compartilhar com os demais estados informações sobre a formulação de preços ao produtor.

Ainda haverá um debate sobre o mercado externo de carne suína. Na discussão, Ana Lúcia Viana, diretora do DIPOA/ Mapa, Odilson Ribeiro e José Norberto Goulard, diretor comercial da Alibem, irão trazer orientações e perspectivas para acessar o mercado globalizado visando ampliar as exportações brasileiras .

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, falou sobre a oportunidade de participação no Siavs.“O Siavs é um evento de muita relevância para o setor. A feira reúne lideranças de vários elos da cadeia suinícola e essa parceria da ABPA com a ABCS é fundamental para proporcionar um aprimoramento do debate e melhorias para o setor.

Confira a programação do Simpósio ABCS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ver programação completa do Siavs, acesse aqui:https://bit.ly/2GWgBRF

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas