Acsurs e ABCS levam a suinocultura no Rio Grande do Sul para a Expointer 2019

Tradicional evento gaúcho reuniu mais de 400 mil pessoas durante sua realização


Uma das feiras de maior destaque no setor agropecuário a nível nacional e internacional, a Expointer, feira que reúne produtores, empresários, profissionais da área e público geral, contou mais uma vez com a participação da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). A associação estadual, com o apoio da entidade nacional, representou a força da suinocultura gaúcha na Expointer 2019, que aconteceu entre 14 de agosto e 1° de setembro. O evento foi realizado em Esteio, no Rio Grande do Sul.

No dia 28 de agosto, a Acsurs promoveu com o apoio da ABCS, do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (Sips/RS) uma palestra direcionada a estudantes de nutrição, gastronomia e profissionais ligados à área. Com o tema “Carne suína: a importância da proteína na alimentação humana”, a palestra ministrada pela nutricionista, Thaliane Dias, reuniu cerca de 150 pessoas.

Segundo o presidente da Acsurs, Valdecir Folador, a suinocultura sempre esteve presente nas programações da feira. Ele destaca que a Expointer tem o papel de ser a vitrine do agronegócio, da produção primária e das novas tecnologias disponíveis no mercado. “Durante a feira, todos têm o seu espaço para apresentar seu trabalho aos visitantes e comercializar os seus produtos”.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, comemorou a participação na feira. “É uma honra para nós da ABCS prestigiarmos um evento de tanta relevância para o agro. É uma grande oportunidade de apresentar o trabalho da cadeia produtiva da suinocultura e a sua importância para o desenvolvimento do país, além de mostrar que a carne suína é versátil, saborosa e tem um excelente custo-benefício”.

A feira

A Expointer é uma das feiras mais tradicionais do agronegócio brasileiro, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. É considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina. Reconhecida pela diversidade de atrações, das inovações em máquinas, implementos agrícolas e da agricultura familiar. A exposição ocorre sempre no final do mês de Agosto e no início de Setembro, abrangendo dois fins de semana, que são os períodos em que recebe mais visitantes.

Vitrine da carne gaúcha

Uma das grandes atrações da Expointer, a Vitrine da Carne Gaúcha reúne pecuaristas e visitantes em quatro oficinas diárias de corte, desossa e preparo de carnes bovinas, suínas e ovinas, com técnicas de corte da proteína e seu preparo gastronômico ensinadas por um chef de cozinha especializado na área.

Valdecir Folador comentou o evento e destacou a participação na atração.“Durante a feira, aproveitamos para divulgar a carne suína, com distribuição de material, organização de almoços para os participantes e também com a Vitrine da Carne Gaúcha. Na vitrine, em todos os dias do evento contamos com o mestre açougueiro, ensinando os cortes da carne. Tivemos uma participação bastante intensa do público, que teve acesso a informações da porteira para dentro e da porteira para fora. Levamos para o público urbano tudo o que o produtor rural faz de melhor para que a carne suína chegue à mesa do consumidor. Ao final, os participantes puderam realizar a degustação do resultado das oficinas de cortes suínos”.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas