ABCS realiza evento para parlamentares e lideranças do agronegócio

Na oportunidade a entidade nacional convidou o engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros para palestrar sobre o mercado agro


A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) junto com o presidente da Frente Parlamentar do Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira convidaram os membros da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) e lideranças do setor agropecuário para participarem da palestra do engenheiro agrônomo e economista Alexandre Mendonça de Barros sobre “Perspectivas e impactos da macroeconomia sob a ótica do mercado agro”. O evento contou com quase 100 participantes e aconteceu na última segunda-feira (09/09), na sede da FPA, em Brasília. Após a explanação de Mendonça de Barros a programação seguiu com um delicioso Happy Hour repleto de carne suína.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explicou que a ideia do evento é mostrar o cenário panorâmico de todas as cadeias do agro, indo do grão à pecuária. “A análise do dr. Mendonça de Barros é relevante, pois constrói cenários para o agronegócio brasileiro, afinal a produtividade de cada setor impacta diretamente ou indiretamente no outro. Ou seja, quanto mais informação tivermos mais vamos conseguir nos preparar para eventuais crises e claro, oportunidades”.

O palestrante pontuou que o conteúdo é uma avaliação macroeconômica dos mercados agrícolas que afetam o suinocultor brasileiro e consequentemente toda a cadeia do agronegócio. “Os efeitos da guerra comercial entre China e Estados Unidos, a peste suína africana na Ásia, os balanços de oferta e demanda de soja e milho são os temas principais da análise”.

O presidente da FPA, deputado Alceu Moreira explicou que a apresentação realizada por Mendonça de Barros aperfeiçoou o entendimento dos mercados e consequentemente gerou entendimento das oportunidades que o Brasil agropecuário tem pela frente. “Eu tive a oportunidade de assistir a palestra do dr. Mendonça de Barros em outro evento da ABCS e por isso fiz questão de convidá-lo para explanar aos colegas da FPA, pois a sua análise macroeconômica auxilia na nossa capacidade de compreensão das estratégias dos mercados econômicos e consequentemente aprimorarmos nosso mandato no parlamento em defesa do setor produtivo”.

De acordo com o coordenador técnico da FPA, João Henrique Hummel, palestras como essa são importantes para fomentar as estratégias de atuação no Congresso Nacional.  “A apresentação feita mostrou as perspectivas do mercado agro e esses dados auxiliam na construção do discurso, facilitando o entendimento macro do setor agropecuário, tanto para as associações do agro, quanto para os parlamentares. Uma atitude inovadora da ABCS e que gerou informação e alinhamento”.

Além dos parlamentares, o evento contou com a presença de alguns técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também do presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador.

Ao final da apresentação os parlamentares e participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o palestrante.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas