ABCS participa de audiência com a Ministra da Agricultura

A reunião tratou sobre a execução do Plano Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC)


O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, participou de reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina para discutir o Plano Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC). A audiência ocorreu na última segunda (11/11), na sede da pasta, em Brasília, e contou também com a presença do secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, do diretor do departamento de saúde animal e insumos, Geraldo Moraes, além das entidades do setor produtivo.

O Plano Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no último dia 31 de outubro e tem como objetivo erradicar a doença na zona não livre (ZNL) do Brasil e reduzir as perdas diretas e indiretas causadas pela doença. “Precisamos atuar de forma conjunta, com a participação dos estados, da iniciativa privada e claro da União”, disse a ministra Tereza Cristina sobre realização do Projeto.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explica que a execução do Plano compartilhará responsabilidades entre todos os elos da cadeia e que a fiscalização intensiva e correta nas áreas de fronteiras é essencial. “O Ministério está atuando junto aos estados para fomentar as barreiras sanitárias, o objetivo é aumentar a fiscalização, principalmente da zona não livre para a zona livre. Na audiência com a ministra ficou claro que esta ação exige uma equipe de fiscais mobilizada na região do nordeste, trabalhando e seguindo as normas de biossegurança”.

O Plano foi dividido em três zonas e contempla 11 estados do Nordeste e do Norte (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima). A previsão é começar com um projeto piloto em Alagoas. A região de implementação do Plano representa cerca de 50% do território brasileiro, onde se encontra, aproximadamente, 18% do rebanho suíno nacional, distribuído em mais de 300 mil estabelecimentos rurais, predominantemente de pequenos produtores familiares.

Ainda na reunião, a Ministra disse que visitará os estados do Nordeste no próximo mês para uma agenda positiva e também para fomentar as ações do Plano.


Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas