‘Churrasqueadas’ traz “Tudo Sobre Cortes Suínos” com participação de especialista da ABCS

O canal tem mais de 1 milhão de inscritos no youtube  e o vídeo já teve mais de 75 mil visualizações  comprovando o interesse do brasileiro pelo tema


A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) dedica seu trabalho a demonstrar continuamente a qualidade e a variedade de possibilidades de preparoque a carne suína oferece. E com esse compromisso, o consultor da ABCS, Marcos Bisinella, participou na última semana do canal do youtube Churrasqueadas. Em uma conversa descontraída com o apresentador José Almiro, Bisinella demonstrou toda a versatilidade da carne suína apresentando desde os cortes populares até os mais especiais no programa “Tudo Sobre Cortes Suínos”. O canal possui mais de 1 milhão de inscritos e o vídeo já conta com 75 mil visualizações.

No vídeo, com agilidade e precisão, Bisinella realizou cortes como panceta, prime rib, tomahawk, short rib, costelinha e suã e explicou sobre as técnicas de corte mais adequadas a serem utilizadas de acordo com cada parte da carcaça. A diversidade de cortes é tão grande que apenas um vídeo não foi suficiente. Em uma segunda edição a ser publicada, o especialista em suínos vai mostrar os cortes tirados do pernil e da paleta suína, como a picanha, o lagarto, a maminha, entre outros.

Bisinella destacou no programa o trabalho de educação realizado pela ABCS em mostrar a versatilidade e a saudabilidade da carne suína. “Temos uma proposta de trabalho que a gente vem desenvolvendo no Brasil inteiro junto com a ABCS para trazer novos tipos de corte do suíno e valorizando essa proteína. Hoje pesquisas comprovam que a proteína animal suína é a mais saudável para consumo”. Segundo o consultor, a saudabilidade é reflexo da evolução da produção brasileira nos últimos anos. “A genética de ponta, a alimentação balanceada e os procedimentos de fiscalização ajudam a garantir a qualidade da carne.”

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, considera que cada oportunidade de mostrar a versatilidade da carne suína é de fundamental importância para toda a cadeia. “Levar para as mídias sociais o potencial da proteína suína nos permite alcançar mais pessoas, quebrar os mitos e paradigmas que foram criados sobre o suíno e assim, aumentar a procura pelo produto”.

Treinamento de cortes e o fomento do consumo da carne suína

Uma das ações de incentivo ao consumo da carne suína realizadas pela ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), os treinamentos de cortes suínos proporcionam a diversos profissionais a oportunidade de receber capacitações com o consultor Bisinella. Participam dos treinamentos não só açougueiros e profissionais de frigoríficos do varejo, mas também de feiras e churrascarias, além de estudantes da área de nutrição, gastronomia, zootecnia e medicina veterinária.

A ação tem o intuito de sensibilizar esses profissionais sobre as diversas possibilidades de se trabalhar com a carne suína, desde a estrutura da carcaça até os cortes e suas variações, o que representa uma oportunidade para melhor atender às exigências do consumidor.

Os treinamentos foram desenvolvidos após pesquisas que demonstraram a necessidade de levar variedade ao consumidor, dando a ele o poder de escolha dos cortes que mais o agradam, além de facilitar o manejo durante o preparo, com porções selecionadas nas embalagens. Além de beneficiar o consumidor, essa diversidade de cortes permite que chefes e cozinheiros valorizem mais a proteína, criando uma quantidade maior de pratos e explorando diferentes combinações de sabores.

Bisinella elogiou o trabalho da ABCS diante da identificação das oportunidades de mercado. “São nítidas as mudanças desde quando a ABCS iniciou esse trabalho. É possível verificar o crescimento do consumo da carne suína nos últimos anos. Considero a entidade nacional como veículo mais importante de divulgação da proteína animal suína no Brasil”, concluiu.

Para assistir ao programa completo “Tudo Sobre Cortes Suínos” no canal 'Churrasqueadas' acesse o link: https://bit.ly/2vEm5xH

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas