Presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura visita sede da ABCS

A pauta do encontro foi sanidade animal, com o foco em Peste Suína Clássica (PSC) e Peste Suína Africana (PSA)


A convite da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) o presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, o deputado José Carlos Schiavinato, reuniu-se na tarde dessa testa terça-feira (03/03) com o presidente da ABCS e a equipe técnica e política da instituição para tratar das prioridades da suinocultura nacional para o ano de 2020 no poder legislativo.

Como prioridades, a ABCS destacou a Peste Suína Clássica (PSC) e na oportunidade foi ponderado ao parlamentar sobre a atuação da entidade nacional junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na execução do Plano Brasil Livre de PSC.  O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explicou que a articulação e envolvimento da Frente Parlamentar da Suinocultura e também da Bancada Ruralista é essencial para a execução do projeto e consequentemente a erradicação e combate à doença.

“A ABCS conta com o apoio do legislativo, especificamente das Frentes da Suinocultura e da Agropecuária, para conversar e pedir o apoio dos parlamentares dos estados da Zona Não Livre (ZnL) e assim termos uma atuação em conjunto, e claro, assertiva no que tange ao controle e erradicação da doença”, explicou o presidente da ABCS.

A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, fez uma breve apresentação sobre o Plano Brasil Livre de PSC e destacou que a iniciativa privada e o Mapa estão trabalhando juntos, em todas as etapas. “Em virtude da ampla área geográfica da ZnL, que abrange diferentes realidades socioeconômicas e ambientais, será feita uma mobilização regionalizada e por isso o Plano terá início no estado de Alagoas”.

Ludtke destacou ainda que para realizar a vacinação será necessário trabalhar de forma integrada com o Serviço Veterinário local e sindicatos rurais para organizar as capacitações das equipes de vacinadores no estado e ,por isso, o apoio dos parlamentares é essencial. Schiavinato se comprometeu em reunir com os deputados e explicar a situação e os impactos da PSC no setor. “Com certeza esse tema deverá ser trabalhado como uma política nacional, pois ele impacta economicamente o mercado suinícola brasileiro e não somente os estados da ZnL em que a doença foi encontrada”.

Ainda sobre sanidade animal, o presidente da ABCS pediu apoio ao deputado para melhorar as normativas que tratam da inspeção e fiscalização do trânsito internacional nos portos, aeroportos internacionais, postos de fronteira e aduanas especiais – com intuito de prevenir a entrada de doenças, como a Peste Suína Africana (PSA). O parlamentar se colocou à disposição para atuar juntamente com a ABCS nos temas que impactam diretamente a cadeia suinícola. “Vamos atuar de forma proativa junto com a Frente Parlamentar da Agropecuária e construir os melhores caminhos para o setor, contem comigo”, reforçou o presidente da Frente da Suinocultura.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas