ABCS marca presença do II Congresso Iberoamericano Suinocultura em Portugal


ABCS marca presença do II Congresso Iberoamericano Suinocultura em Portugal

 

É preciso ficar atento para atender à crescente demanda e aumento exigências do consumidor de proteína animal. A expectativa, segundo pesquisadores, é que demanda global por carnes irá dobrar entre 2010 e 2030 podendo chegar a 327 milhões de toneladas e o consumo de carne suína está cada vez mais alto, principalmente em países europeus. Como é o caso de Portugal, que ocupa do 5º lugar no ranking de consumo, com 45 kg per capita ano e sedia de 21 a 24 de junho o 2º Congresso Iberoamericano de Suinicultura (OIPORC), em Èvora.

Segundo a organização do evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora e do Turismo do Alentejo, somado às pesquisas de consumo e o atual cenário em que o setor de suinocultura está passando também em Portugal face ao inusitado e elevado preço das matérias-primas para a fabricação de rações e o consequente agravamento do custo de produção e a perda inevitável de competitividade no mercado nacional e internacional, os temas discutidos durante o encontro serão de grande oportunidade e importância numa perspectiva futura sobre a cadeia de carne suína.

 O Congresso, que pretende reunir cerca de 500 congressistas, sendo metade estrangeira, contará com a presença de palestrantes brasileiros, entre eles o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser, com a palestra “A importância da carne de porco e seus derivados no Mundo”; o presidente do conselho executivo do PNDS, Rubens Valentini que ministrará sobre “As cadeias de valor na América Latina”, e também do reconhecido médico-veterinário, Luciano Roppa, com a palestra “Mercado Mundial: Perspectivas 2010/2020”.

 

‘Pig Parade’ invade Évora

Com a realização da ‘Pig Parade’, a organização pretende homenagear os produtores, lavradores, técnicos e comerciantes que se encontravam às terças-feiras na Praça de Giraldo para aqui efetuar transações de gado dando corpo ao que mais tarde se passou a denominar como "o dia do porco" em Évora.

Cerca de quatro dezenas de réplicas de suínos pintados por alunos de alguns estabelecimentos de ensino vão estar expostos pela cidade de Évora, a partir do dia 14 de junho. “É objetivo da organização é reconstruir memórias afetivas e culturais junto da população da cidade de Évora e da região, ao relembrar uma importante atividade económica e social da região” esclarece o Presidente da Comissão Organizadora da OIPORC, Joaquim Dias.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas