ABCS discute futuro da suinocultura em Audiência Pública na Câmara dos Deputados

 

ABCS discute futuro da suinocultura em Audiência Pública na Câmara dos Deputados

 

Toda a mobilização da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) junto dos representantes das entidades estaduais refletiu de maneira positiva dentro Câmara dos Deputados. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Requerimento nº 64/2011, dos Deputados Bohn Gass (PT/RS) e Onyx Lorenzoni (DEM/RS) e nesta terça-feira, 21, a ABCS foi convidada a apresentar em Audiência Pública as dificuldades que o setor vem enfrentando nos últimos meses, diante da crise interna e também sobre a possibilidade do embargo russo. A audiência supra será realizada no próximo dia 29, às 10h, no Plenário 06, Anexo II, da Câmara dos Deputados, e será transmitida via internet e, possivelmente, pela TV Câmara.

Deste a notificação do embargo, a entidade está se reunindo com representantes do governo e lideranças do setor para apresentar uma série de reivindicações visando a minimização das dificuldades que o setor suinícola vem enfrentando. Entre elas, está a solicitação feita durante audiência realizada no dia 09 de junho com o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que contou com a participação de presidentes das associações de criadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além da presença de deputados federais engajados no setor.

As medidas são emergenciais e abordaram a prorrogação de dívidas contraídas referentes a empréstimos de investimentos e custeios na área da suinocultura, além da possibilidade da diminuição nos preços de varejo da carne suína, que mesmo com os baixos valores de venda para os produtores, se encontra em índices muito altos para o consumidor, diminuindo o consumo em relação às outras carnes e agravando ainda mais a situação dos suinocultores. Outra medida solicitada está relacionada com a disponibilidade de P.E.P. (Prêmio de Escoamento de Produto) e do V.E.P. (Valor de Escoamento de Produto para aquisição de milho dos Estoques Públicos), para o setor de suínos.

Quanto ao embargo de carnes imposto pela Rússia, também em puta nas discussões, o Ministro manteve sua posição de que o governo brasileiro irá tomar as providências necessárias para retomar as vendas de carne para a Rússia e não descarta ir, pessoalmente, a Moscou para tratar das negociações.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas