ABCS inicia projeto de inovação e tecnologia produtiva na suinocultura

ABCS inicia projeto de inovação e tecnologia produtiva na suinocultura

A expectativa é iniciar a capacitação neste mês nos estados da Bahia e Ceará

Em parceria com Sebrae Nacional, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) desenvolveu um novo programa voltado para a produção brasileira de suínos, principalmente aquela com menor nível tecnológico, que concentra-se na região Norte e Nordeste do Brasil, onde ainda existem rebanhos com menor aporte de tecnologia e também um grande número de criações voltadas basicamente para a agricultura familiar. A expectativa é iniciar um piloto de capacitação já no mês de setembro, nos estados da Bahia e Ceará consolidando a primeira fase e, a partir dos resultados, o projeto passará a nível nacional, estendendo para todos os estados filiados a ABCS.

Com foco em atender a essa demanda, o “Programa de Inovação e Tecnologia Produtiva na Suinocultura”, denominado Suintec, tem como objetivos principais: viabilizar o desenvolvimento técnico e produtivo das granjas produtoras de suínos e fomentar ações destinadas a qualificação e aumento da produção agropecuária tecnificada de suínos, com ênfase na capacitação e geração de conhecimento para o produtor, além de implementar tecnologias e inovações organizacionais, com a valorização de mercados locais. “O foco do programa é contribuir para o desenvolvimento da suinocultura no região e, consequentemente, no Brasil, trabalhando para uma maior estabilidade econômica da atividade e mais benefícios sociais para os produtores e trabalhadores da cadeia produtiva”, ressalta o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

O público alvo prioritário são produtores e granjas suínos que tenham entre 50 matrizes e 3 mil matrizes, o que caracteriza pequenos e médios produtores dos estados da Bahia e Ceará e que fazem parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Nesse projeto piloto a previsão é atender 39 propriedades, sendo 22 na Bahia e 17 no Ceará. “A implantação do Projeto possibilitará colocar a suinocultura em elevado patamar de competitividade e beneficiará os diversos segmentos da cadeia produtiva”, afirma o Gerente de Agronegócio Sebrae Nacional, Enio Queijada.

 

Fonte: ABCS
Divulgado em 12 de setembro de 2011

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas