PNDS finaliza plano de trabalho do Sergipe com ações sistêmicas do estado

PNDS finaliza plano de trabalho do Sergipe com ações sistêmicas do estado


Em seu segundo ano de atuação junto ao Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) a Associação dos Suinocultores do Sergipe (SUIN/SE) divulga plano de ações para 2014. Reunidos na sede da associação o presidente da SUIN/SE, José Evairton e membros da Diretoria, junto a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, e representantes do Sebrae Nacional, Sebrae/SE e Senar/SE elaboraram atividades para todos os elos da cadeia - produção, indústria e comércio.

Serão ao todo 10 ações, no elo da produção estão previstos os módulos do “Programa de Capacitação Total” para gerentes e colaboradores das granjas e o “Programa de Qualificação Profissional em Suinocultura e Formação da Mão de Obra”, do Senar/SE que passou a integrar o projeto no estado este ano.

Na indústria serão realizadas consultorias especializada em Cortes Especiais Suínos para aprimoramento das técnicas específicas no Frigorífico Nutrial, parceiros dos produtores no estado e responsável pela distribuição de cortes nas grandes redes do Nordeste.

No elo da comercialização serão realizadas diversas ações e estreitadas parcerias. Junto a rede GBarbosa a capacitação em Cortes Especiais Suínos voltados aos estudantes, profissionais e formadores de opinião da área de alimentação e saúde visa a promoção da carne suína. As palestras de saudabilidade nas Universidades  também estão no plano e buscam disseminar  os conceitos e informações a respeito da saudabilidade da carne suína. Além disso ações da 2ª Semana Nacional da Carne Suína e participação em Feiras e Eventos concluem o plano de trabalho no estado.

“É muito gratificante vermos a construção de parcerias e oportunidade que possibilitem ganhos para a cadeia no estado de Sergipe. Essa é a missão do nosso PNDS, trabalhar pela sustentabilidade dos nossos produtores através da organização sistêmica dos elos da produção, indústria e comercialização”, reforça Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS. Já para o presidente da Suin/SE, José Evairton, além de possibilitar ganhos para a cadeia os cursos, capacitações e treinamentos possibilitam a união do setor. “Posso definir em uma palavra os benefícios do PNDS para o estado do Sergipe, INOVAÇÂO. Nossos suinocultores vão produzir melhor depois dos treinamentos, capacitações e sensibilizações feitas pelo projeto no estado”, diz. José Evairton, acrescenta que uma das melhores ações será no varejo e na indústria com a capacitação dos profissionais e clientes da Nutrial e da Rede GBarbosa.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 28/05/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas