AgroBrasília abre as portas para suinocultura e proporciona PCT à colaboradores e gerentes de granjas.

AgroBrasília abre as portas para suinocultura e proporciona PCT à colaboradores e gerentes de granjas.

PNDS e DFSUIN capacitam mais de 20 profissionais do setor


O terceiro módulo do Programa de Capacitação Total (PCT) realizado pela Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) aconteceu de modo especial na AgroBrasília – Feira internacional do Cerrado realizada entre 13 e 17 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, em Brasília/DF. Com palestras técnicas e motivacionais, os 22 participantes do treinamento aprenderam sobre o “Programa de Biosseguridade com Foco em Limpeza, Desinfecção e Pontos Críticos de Controle” por meio da fala do médico veterinário, Uilson Gomes.

Durante sua palestra, o médico veterinário defendeu a postura de prevenir para não precisar remediar e para isso, segundo Uilson, é preciso adotar um conjunto de práticas de manejo, como regularidade da vacinação e limpeza das granjas. “Um suíno só é de qualidade quando sua produção é diferenciada, ou seja, quando há limpeza e prevenção da transmissão de agentes causadores de doenças”, diz.  Uilson acrescenta que a competividade do mercado está cada dia maior e o suinocultor que preza pela biosseguridade de sua granja está um passo à frente.

O palestrante também alertou sobre a importância de eliminar as possiblidades de circo viroses dentro da granja, e para isso é preciso abolir todos os vetores, como ratos e moscas. A PEDv, doença de causas ainda pouco conhecidas, foi igualmente tema do encontro e o veterinário alertou mais um vez sobre a importância da higiene nas granjas.

Segundo Daniela Albuquerque, as palestras do PCT contribuem para a reciclagem dos gerentes e colaboradores de Granjas. “O objetivo do curso é capacitar e direcionar profissionais a um processo de educação e informações sobre a atualidade do setor. Com isso teremos granjas cada vez mais tecnificadas e suínos de alta qualidade”.

A capacitação contou ainda com a palestra motivacional do consultor do Sebrae/DF Marcelo Barros. Neste segundo momento a conversa foi mais descontraída e Barros questionou os participantes sobre as suas metas. “Aonde vocês pretende estar daqui cinco anos?” a pergunta foi base da apresentação que teve como tema “Mude o seu futuro!”.  Por meio de frases curtas e vídeos divertidos, Marcelo buscou tirar dos participante o que eles almejam para o futuro e o que estão fazendo para alcançar estes sonhos.

Para Sidnei Vieira, colaborador do setor de lavação na Fazenda Miunça, o PCT proporcionou novos conhecimentos e uma nova forma de ver o futuro. “Gostei muito das palestras e acredito que tenho muito a contribuir na granja principalmente no meu setor”, diz. Já sobre o futuro, Sidnei diz que está plantando boas sementes para colher amanhã.

A ação contou ainda com a parceria do Sebrae/DF, Sindisuínos, Siaves e Neogen do Brasil.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 28/05/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas