APECS e PNDS promovem Programa de Capacitação Total (PCT) em Recife

APECS e PNDS promovem Programa de Capacitação Total (PCT) em Recife

Com ênfase em reprodução suína e inseminação artificial, a ação qualificou mais de 30 produtores e colaboradores

A Associação Pernambucana dos Criadores de Suínos (APECS) por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), promoveram, no último dia 17, em Recife (PE), o primeiro módulo do Programa de Capacitação Total na Suinocultura (PCT) sobre reprodução suína e inseminação artificial.

O PCT tem objetivo de capacitar e direcionar profissionais a um processo de educação e informações sobre a atualidade do setor. Em Pernambuco, o curso será desenvolvido em seis módulos que abordarão temas relacionados às rotinas diárias das granjas suínas. A primeira etapa no estado, que aconteceu no Departamento de Zootecnia da UFRPE, qualificou mais de 30 participantes, por meio de palestra do consultor da Integrall, Roniê Pinheiro.

Durante o encontro foram abordados os temas, manejo produtivo, alimentação das fêmeas durante o período de gestação e lactação e também desmame dos leitões. Para o diretor-executivo da APECS, Fábio Rezende, o primeiro módulo do PCT foi importante para ampliar o conhecimento sobre o assunto e aprimorar as técnicas aplicadas nas granjas do estado.

Sobre a inseminação artificial Rezende avaliou que ainda é uma realidade para poucos produtores de Pernambuco, mas foi importante conhecer o que já é usado em termos de tecnologias. “A suinocultura pernambucana é composta por pequenos criadores, mas temos trabalhado para oferecer um produto de alta qualidade”, explica.

Para o produtor José Gomes de Moura da granja Moura Suínos, localizada em Arco Verde – cidade a 240km da capital –, as informações do evento irão contribuir para o aprimoramento da atividade no estado. O suinocultor já espera as próximas edições do PCT. “Participamos das qualificações do setor para trazer o que há de melhor para a empresa”, comentou.

O diretor-executivo da entidade disse ainda que o segundo módulo do PCT no estado, será sobre manejo nutricional e alternativo e ocorrerá em setembro, em data a marcar. A escolha do tema atende uma demanda dos participantes do primeiro módulo do curso.

Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, “as ações desenvolvidas pelo PCT visam aperfeiçoar as técnicas de produção e lucratividade aos produtores ”, explicou.

Fonte: ABCS
Publicado em 30/07/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas