Acrismat e Senac – MT promovem 3ª edição da Gincana – O Melhor da Carne Suína

Acrismat e Senac - MT promovem 3ª edição da Gincana – O Melhor da Carne Suína

Durante o evento pratos criativos chamaram a atenção o público

A Mistura de sabores e pratos criativos chamaram a atenção do público na 3ª edição da Gincana – O Melhor da Carne Suína Mato –, promovida pela Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), em Cuiabá (MT), na noite de 22 de julho. A ação faz parte do plano de trabalho do PNDS no estado para a promoção da carne suína.

A Acrismat premiou os três primeiros colocados entre oito receitas que concorreram nesta edição. A comissão julgadora, formada por personalidade do setor de hospitalidade, jornalistas, chefs e formadores de opinião, avaliou critérios como ingredientes, sabor, criatividade e apresentação do prato.

O objetivo da Gincana, realizada desde 2012, é divulgar os benefícios, estimular o consumo da carne suína e valorizar a cultura gastronômica regional. Participando pela segunda vez do júri, o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, se surpreendeu com os pratos apresentados. “Os participantes capricharam na preparação do cardápio e o público pode conferir que as receitas elaboradas a base de carne suína são nutritivas e saudáveis. Desmistificando mitos que inibem o consumo e apresentando novos cortes”, ressaltou, Raulino.

Os mais de 50 participantes apreciaram um menu diversificado. A estudante de gastronomia do Senac Letícia Silva que participou pela segunda vez, levou o primeiro lugar com o ‘Hambúrguer Gourmet Romeu e Julieta’. “Optei por uma moda que já pegou em grandes cidades, como São Paulo por exemplo. O hambúrguer gourmet é muito comum a base da carne bovina e quis inovar trazendo para o concurso com a carne suína”, contou a vencedora.

A estudante revelou ainda que o curso de gastronomia a ajudou a conhecer novos cortes, modos de preparo da carne suína e a fez adotar em diversas receitas. “Aprendi os temperos diferentes que posso usar e as qualidades dessa carne. Hoje aprecio muito o sabor e indico tanto para os consumidores quanto para os chefs de cozinha”, finalizou Letícia.

O segundo lugar ficou com a receita de Márcio Silva, que apostou em ‘Popietas Recheadas com Purê de Maçã verde e Batatas Pomme Bouchon’. Em terceiro lugar ficou Waldemar Untar com o ‘Hambúrguer Suíno com Compota de Cebola Roxa, abacaxi caramelizado e geleia de limão com gengibre’.


Premiação

O primeiro colocado ganhou passagem aérea de ida e volta, mais a estadia completa para Hotel SENAC GROGOTÓ em Minas Gerais, com acompanhante e ainda com direito a uma visita assistida a Tiradentes, reconhecida nacionalmente como a capital da Comida de Boteco.

O 2º colocado ganhou um fim de semana, diária completa com acompanhante no o Hotel Águas Quentes. E o 3º. colocado ficou com um exemplar do livro de gastronomia – Chef Profissional – Instituto Americano de Culinária. Editora SENAC. Além das premiações, certificados e condecorações foram entregues para todos os participantes do evento.

Fonte: ABCS com Acrismat
Publicado em 07/08/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas