Mais de 600 produtores participaram da 40ª edição do Dia do Porco em Estrela (RS)

Mais de 600 produtores participaram da 40ª edição do Dia do Porco em Estrela (RS)

O maior evento da suinocultura gaúcha contou com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS)

 

Mais de 600 criadores de suínos e profissionais ligados ao setor estiveram presentes na 40ª edição do Dia do Porco, realizada pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), em Estrela (RS), no último dia 8. O maior evento da suinocultura gaúcha contou com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e reuniu produtores de todo o estado.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, ressaltou a importância do Dia do Porco para o desenvolvimento da suinocultura no estado.  "Os produtores tiveram a possibilidade de trocar experiências. Conseguem ter uma visão geral do setor e utilizar essas informações e também ter um comparativo com o próprio negócio", destacou.

O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores Brasília (ABCS), Nilo de Sá, esteve presente no evento e destacou a força da suinocultura gaúcha. “A cidade Estrela, onde foi fundada a ABCS, tem um grande número de produtores, a suinocultura é a segunda atividade econômica mais importante para o estado [RS].  Há quatorze anos a cidade não recebia o Dia do Porco.  A ampla participação do público demostrou a importância da atividade na região. A ACSURS está de parabéns, pois conseguiu mobilizar todo o setor em prol do evento”, disse Sá.

Para orientar os produtores sobre as perspectivas do mercado, o PNDS promoveu a palestra “Tendências econômicas: uma visão de médio prazo do Agronegócio no Brasil”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e professor Marcos Fava Neves. No seu perfil no Facebook, Fava comentou sobre a participação no evento e a importância da cidade de Estrela para suinocultura nacional. “Fiquei feliz pela oportunidade de participar do Dia do Porco, por conhecer a próspera cidade de Estrela-RS, onde a ABCS foi criada, e principalmente por conhecer pessoas que ajudaram a transformar a suinocultura brasileira”, mencionou.

O representante da Granja Suinocultura Gobbi, em Rondinha (RS), Rogério Gobbi foi à Estrela participar da festividade e ficou satisfeito com a possibilidade de intercambiar informações sobre a atividade. “Os temas debatidos ajudam o produtor a se atualizar sobre questões relevantes do setor”, constatou.

“A ACSURS é uma parceira primordial para que consigamos ampliar as ações voltadas para a promoção da suinocultura. O sucesso do Dia do Porco coroa todo o esforço da entidade e do PNDS e o compromisso com o produtor”, enfatizou a coordenadora do PNDS Lívia Machado.

O evento foi encerrado com uma homenagem a personalidades da Assembleia gaúcha e da Câmara de Estrela que trabalharam a favor da suinocultura estadual e brasileira, por meio do “Troféu Amigo da Suinocultura Gaúcha”, que está na 3ª edição.

O 40º Dia Estadual do Porco contou com apoio da Prefeitura de Estrela, Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela e patrocínio de Nutrifarma, DeHeus Nutrifarms, Sifra Nutrição Animal, Banco Sicredi, Fundesa e SIPS.

Fonte: ABCS com informações da ACSURS
Publicado em 25/08/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas