ABCS e ASCE realizam Fórum de Sustentabilidade da Suinocultura

ABCS e ASCE realizam Fórum de Sustentabilidade da Suinocultura

A ação tem por objetivo orientar lideranças sobre práticas sustentáveis na produção, indústria e comercialização

 

Mais de 70 produtores e profissionais ligados ao setor participaram do Fórum de Sustentabilidade da Suinocultura realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação de Suinocultores do Ceará (ASCE), no último dia 12, em Fortaleza (CE). A ação faz parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS Sustentabilidade – e tem por objetivo orientar lideranças sobre práticas sustentáveis na produção, indústria e comércio.

Para o presidente da ASCE, Paulo Helder Braga, com inciativas como o Fórum de Sustentabilidade, o PNDS amplia o conhecimento no setor sobre questões ambientais e fomenta o desenvolvimento do setor. “Esta é mais uma ação da ABCS, por meio do PNDS, que trouxe oportunidade de capacitação para os suinocultores cearenses’, disse.

Nessa edição do Fórum, o PNDS levou aos produtores do Ceará a palestra “Biosseguridade Frente aos Novos Desafios”, ministrada pelo médico veterinário e consultor da Integral, Iuri Machado. No painel, foram abordadas medidas de prevenção à Diarreia Epidêmica Suína (PED). “O fundamental é impedir a chegada dessa e de outras doenças ao Brasil, nesse momento com a propagação do vírus, principalmente nos Estados Unidos, os produtores estão alertas para garantir que o território brasileiro fique livre da PED”, enfatizou.

De olho no mercado e no consumidor, cada vez mais exigente e consciente das questões ambientais, a ASCE e o PNDS proporcionaram também o painel “Tendências e Técnicas na Produção de Suínos” do consultor da Integral, Roniê Pinheiro. A palestra instruiu os produtores sobre as principais inovações e tecnologias mais modernas aplicadas na suinocultura.

O zootecnista Renan Saraiva, associado à ASCE, participou do Fórum e disse que os temas abordados são vitais para o desenvolvimento do setor no Ceará. “O destaque dado a questão do bem estar animal, manejo adequado e da ventilação dos barracões é bastante pertinente considerando que o estado apresenta temperaturas altas”, mencionou.

“Nosso objetivo é realizar ações junto das entidades afiliadas à ABCS para que produtores e colaboradores de granjas tenham acesso a informações e a práticas importantes, ligadas a sustentabilidade na produção. A ASCE foi uma grande parceira e estamos realizando mais uma etapa”, reforçou a coordenadora do PNDS, Lívia Machado.

O Fórum reuniu associados, colaboradores de granja, chefes de setor, técnicos e acadêmicos, a ação gratuita conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC -Campus do Pici), além de Sebrae Nacional e estadual e Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC).

Fonte: ABCS
Publicado em 25/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas