AGIGO realiza 14º Festival do Leitão de Rio Verde (GO)

AGIGO realiza 14º Festival do Leitão de Rio Verde (GO)

Pnds apoia capacitação de quase 300 participantes entre suinocultores, representantes de empresas parceiras e profissionais ligados ao setor

Mais de 230 participantes entre suinocultores, representantes de empresas parceiras e profissionais ligados ao setor, estiveram presentes no 14ª Festival do Leitão de Rio Verde, em Goiás, realizado no dia 22 de agosto. A ação já tradicional na região é promovida pela Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO) e nesta edição contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

O diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, abriu os debates do Festival com o painel “Panorama da Suinocultura e a atuação da ABCS”. Sá já participa do evento há 11 anos. “O Festival se consolidou, atrai muitos participantes e é bastante esperado pelos rio-verdenses e suinocultores das proximidades pois está em uma região relevante para atividade, que possui 70 mil matrizes. Esse ano como sempre, o debate foi um sucesso, pois a AGIGO primou pela qualidade técnica das apresentações”, constatou.

Os temas biosseguridade, manejo de matrizes, fabricação de ração, uso de ácidos em leitões e bem estar animal marcaram os debates do festival que contaram com palestras de especialistas renomados. O médico veterinário e associado AGIGO, Iuri Machado, que coordenou a organização do evento, explicou que a entidade deu prioridade a questões atuais e relevantes para os produtores do município. “No Festival apresentamos tecnologias e novidades que contribuem com a difusão de informações e atualização de assuntos importantes para os participantes do encontro”, enfatizou. Machado frisou ainda a qualidade da suinocultura do munícipio, que é em sua maioria integrada e tecnificada. “A atividade é muito pujante em Rio Verde, sendo a região responsável por 80% da produção de Goiás”, constatou.

A médica veterinária, Eliana Paladino, que ministrou o painel “Desafios e Oportunidades sobre Biossegurança na Suinocultura Moderna”, abordou procedimentos voltados à prevenção, controle de agentes patogênicos na produção animal, sobretudo, a Diarreia Epidêmica Suína (PED, em inglês), doença que se alastrou nos Estados Unidos. Na ocasião, Paladino reforçou que aperfeiçoar a biossegurança é essencial para o melhor desempenho do setor.

O gerente de produção da Granja Naro, em Rio Verde, Eder Andrade, participou do evento e mencionou que os conhecimentos adquiridos vão auxiliá-lo no dia a dia. “Os palestrantes juntaram teoria e técnica e esclarecem questões de interesse para a rotina das granjas”, disse.

Para o diretor executivo da ABCS, o evento desenvolvido pela AGIGO contribui para a difusão de novas técnicas e práticas sustentáveis. As questões ambientais fizeram parte do debate do 14ª Festival do Leitão de Rio Verde, por meio do Fórum de Sustentabilidade, promovido pelo PNDS. “Ao realizar o Fórum de Sustentabilidade dentro do Festival garantimos o acesso dos suinocultores da região a práticas sustentáveis que agregam valor a produção”, destacou.

A Associação Goiana de Suinocultura (AGS) é uma das parceiras da AGIGO na realização do festival. A gerente-executiva da entidade, Crenilda Neves, que esteve presente na ocasião, destacou o sucesso do evento, “marcado por debates de qualidade”.

No domingo, dia 24, a última atividade do encontro foi um almoço aberto à comunidade, que aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas de Rio Verde (CTG). Na oportunidade, houve a divulgação das ações realizadas pela AGIGO, além de discussões voltadas para o cenário e incentivo ao consumo da carne suína. Os mais de 1.000 participantes puderam apreciar pratos como suíno a paraguaia e no rolete.  A 14ª edição do Festival do Leitão foi também recebeu o apoio das empresas Agroceres, Bayer, BRF e Génétiporc.

Fonte: ABCS
Publicado em 22/09/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas