Vitrine da carne suína e eventos gastronômicos são os destaques da 37ª Expointer

Vitrine da carne suína e eventos gastronômicos são os destaques da 37ª Expointer

As ações desenvolvidas pela ACSURS e Sebrae RS na feira contaram com o apoio do PNDS

A Vitrine da carne suína e mini eventos gastronômicos foram duas das principais atrações da 37ª Expointer, em Esteio (RS), de 29 de agosto a 07 de setembro. Com o objetivo de incentivar o consumo da proteína, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) recebeu, no Centro de Convívio da entidade no Pavilhão de Suínos do Parque de Exposições Assis Brasil, visitantes para degustações de diversos pratos à base de carne suína como paella, risoto, feijoada e pernil à califórnia. As ações desenvolvidas pela ACSURS na feira contaram com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

“As atividades elaboradas pela ACSURS e por empresas parceiras tiveram como foco mostrar que a carne suína pode enriquecer a dieta das famílias, pois é uma proteína saudável. Com cursos de corte mostramos a praticidade e variedade de cortes oferecidos no mercado”, disse o presidente da entidade, Valdecir Folador.

A demonstração de cortes suínos atraiu o público para a Vitrine da Carne Gaúcha, no Pavilhão Internacional da Expointer. Em área envidraçada e refrigerada, o público pode acompanhar as desossas e cortes, além do preparado de pratos na cozinha experimental, onde também foram apresentada dicas de preparo, com receitas rápidas e degustação aos presentes. A interação entre o consultor de cortes e a chef trouxe ao público um pouco da história da transformação do porco-banha em porco-carne e os benefícios do consumo dessa proteína.

Para Miriam de Lourdes Menezes, representante da Gerência Setorial do Agronegócio do Sebrae/RS, a oficina tem como principal objetivo desmistificar o consumo da carne suína. “Por meio dessa atividade, o público da Expointer teve a oportunidade de ver como a carne pode ser preparada de forma rápida e simples, e também provar o resultado de cada prato”, explica.

A inciativa é uma realização da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Sebrae/RS e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) dentro do Programa Juntos para Competir.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve presente na Expointer nos dias 3 e 4 de setembro para prestigiar as ações desenvolvidas no Centro de Convívio da ACSURS.  Para Lopes, a qualidade da ação e resultados se confirma pelo sucesso de público que aumenta cada ano. “Repetir essa ação na Expointer é sempre garantia de muitos participantes. Os presentes se interessam pelos cortes, aprendem receitas diferentes de carne suína, das quais muitas não conhecem, e retornam satisfeitas”, comentou.

A  37ª edição da EXPOINTER – a maior feira de agropecuária da América Latina – contou 502.074 participantes.  Foram R$ 2, 729 bilhões em prospecção de negócios com destaque para máquinas agrícolas, animais e produtos da agroindústria familiar.

Segundo a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, participar da Expointer é uma oportunidade de fomentar o consumo da carne suína e alcançar grande volume de consumidores. “É estratégico estarmos presentes,  nossos parceiros da Acsurs e Sebrae RS fizeram um trabalho surpreendente”, destacou.

Fonte: ABCS
Publicado em 22/09/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas