Palestra sobre saudabilidade da carne suína marca estreia do PNDS no Conbran

Palestra sobre saudabilidade da carne suína marca estreia do PNDS no Conbran

Mais de 200 nutricionistas e estudantes da área acompanharam o debate

 

O médico cardiologista e nutrólogo, Daniel Magnoni, reforçou a saudabilidade da carne suína em apresentação no XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), realizado em Vitória (ES) de 17 a 20 de setembro. A palestra com o tema – "Atualização sobre Consumo de Carne Suína na Nutrição Humana" – promovida pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) em parceria com Sebrae/ES –, marcou a estreia do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no maior evento de nutrição do Brasil, que reuniu mais de 4 mil participantes.

Segundo o diretor executivo da ASES, Nélio Hand, a participação no Conbran potencializa a atuação do PNDS no estado, contribui para disseminar os benefícios da carne suína e desmistificar mitos. “Com a informação correta, o nutricionista pode ser um forte aliado para esclarecer aspectos relacionados à saudabilidade da carne suína”, mencionou.

Mais de 200 nutricionistas e estudantes da área acompanharam a apresentação do especialista. Magnoni falou da evolução da produção suinícola, nos últimos 60 anos, que resultou na oferta de uma carne bem mais magra e com baixo teor de colesterol. O médico também informou ao público presente que não há restrição à inclusão da proteína na dieta de idosos, crianças, e dos pacientes em geral, além de reforçar os valores nutritivos da carne suína.

O XXIII Conbran teve como tema central “Alimentação e nutrição nos excessos e na fome oculta: onde estamos e para onde vamos?” O evento contou com a presença de profissionais da área de nutrição e alimentação de diversos estados do Brasil, além dos estrangeiros vindos principalmente dos países ibero-americanos. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) inseriu monografia médica sobre a saudabilidade da carne suína na pasta de todos os participantes do Congresso.

A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, destacou a articulação da ASES e de parceiros como o Sebrae/ES o que possibilitou a inserção da carne suína na programação do encontro. “Certamente foi uma oportunidade ímpar falar aos nutricionistas por meio de um especialista como o Dr.  Daniel Magnoni. O interesse e participação deles em toda a palestra confirmou o que estamos entendendo nos últimos anos: é necessário informar e disseminar todas as qualidades da carne mais consumida do mundo para os profissionais que cotidianamente opinam e indicam aos brasileiros as opções saudáveis para a alimentação”, ressaltou.

Fonte: ABCS
Publicado em 06/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas