Sergipe recebe módulo do PCT sobre Manejo e Tecnologia na Maternidade

Sergipe recebe módulo do PCT sobre Manejo e Tecnologia na Maternidade

O módulo destinado a gerentes de granjas tem como objetivo capacitar os participantes para alcançarem melhores desempenho

Mais de 40 produtores participaram, no dia 16 de setembro, do 2º módulo do Programa Capacitação Total (PCT), com o tema Manejo e Tecnologia de Maternidade, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação de Suinocultores de Sergipe (SUINSE), em Campo do Brito (SE).

Realizado por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), o módulo destinado a gerentes de granjas tem como objetivo capacitar os participantes para alcançarem melhores desempenho na fase de maternidade.

Para o presidente da SUINSE, José Evairton Brito, o debate do tema é vital para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia da granja. “Hoje o maior problema nessa fase é a mortalidade, mas estamos melhorando”, disse. Evairton contou ainda que o treinamento atraiu o interesse de associados e não associados.

O módulo sobre maternidade foi ministrado pelo consultor da Integral e médico veterinário, Ronie Pinheiro. Na ocasião, foram abordadas as principais causas de morte nessa fase. Pinheiro detalhou as rotinas que podem reduzir estas perdas e ainda a importância do desmame de leitões com bom peso e com as matrizes em condições físicas que permitam um bom resultado reprodutivo no parto subsequente.

Segundo o especialista, o principal desafio no manejo de maternidade é a formação dos colaboradores. “É preciso formar uma mão de obra que consiga implantar as rotinas para redução dos esmagamentos, uniformização na ingestão de colostro e correto arraçoamento das matrizes”, mencionou.

O produtor Roque Elias das Chagas, representante da Granja Rancho Lêelá, informou que já colocou em prática os conhecimentos adquiridos durante o treinamento. “Vou aplicar as orientações para adequar alguns procedimentos na minha granja. A palestra foi excelente, consegui esclarecer várias dúvidas”, destacou.

A edição do PCT contou com o apoio do Senar e Sebrae de Sergipe. De olho na demanda por formação, a SUINSE já organiza a terceira etapa com o tema Manejo e Tecnologia da Creche e Terminação, prevista para o dia 21 de outubro.

Fonte: ABCS
Publicado em 06/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas