2º Festival do Leitão no Rolete oferece capacitações em cortes e gastronomia suína

2º Festival do Leitão no Rolete oferece capacitações em cortes e gastronomia suína

O evento organizado pela Ases atraiu cerca de 1.500 participantes para Vargem Alta

Nos dias 17 e 20 de setembro, a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), em parceria com o Grupo Mosquini e o Sebrae/ES, promoveu o 2ª Festival do Leitão no Rolete de Vargem Alta (ES), com cunho técnico e cultura o evento atraiu cerca de 1.500 participantes para a cidade capixaba, localizada à aproximadamente 130 km de Vitória.

O diretor executivo da Ases, Nélio Hand, abriu o festival com uma breve fala sobre a situação atual do consumo de carne suína no Brasil e no mundo, mencionando também aspectos de biosseguridade, manejo, produção e mitos em relação à proteína.

Em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a Ases ofereceu no primeiro dia do evento um Workshop de Cortes Especiais de Carne Suína, ministrado pelo mestre açougueiro Daniel Furtado, voltado para gestores e colaboradores de restaurantes, supermercados, açougues e mini fábricas.

Segundo Furtado melhorar a apresentação da carne suína é essencial para que se possa alcançar de maneira mais efetiva o público geral. “A partir do momento em que os mitos são quebrados, as pessoas se mostram mais interessadas em aprender novas possibilidades em relação ao preparo da carne suína. O nosso objetivo é exatamente esse, explorar os diferentes cortes da carne, comprovando questões como saudabilidade e praticidade, contribuindo também para mudança de mentalidade das pessoas”, disse.  Furtado ensinou aos presentes uma receita prática de estrogonofe suíno.

No sábado foram assados 20 leitões no rolete. A iguaria foi servida no almoço especial, preparado pelo Restaurante Mosquini, que contou ainda com apresentação musical de artistas da região. O represente do estabelecimento Alexandre Mosquini contou que o festival em sua segunda edição já é bastante aguardado pelo público local. “Todos que participaram ano passado voltaram esse ano. Com o apoio da Ases cumprimos nosso objetivo que é valorizar a suinocultura local”, disse.

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, esteve presente no almoço e destacou a importância do festival para a região, onde a suinocultura é bastante desenvolvida. “O almoço comemorativo foi um momento para brindarmos o sucesso da parceria com a Ases que tem realizado diversas ações para fomentar o consumo da carne suína”, mencionou.

Para a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a ação colabora para a disseminação da qualidade da carne suína e da importância da atividade para a região. “O festival junta a tradição local com o que há de mais moderno e versátil em relação aos cortes suínos”, mencionou.

O 2º Festival do Leitão no Rolete foi realizado pela ASES, Frigorífico Mosquini e Restaurante Mosquini com patrocínio do SEBRAE, Cofril, ABCS, Granja Pinga Fogo, Granja São José Conduru, Agromarket, JAOP, Zorzal, Granja São José Vargem Alta, Granjas Brunoro, Frigorífico Zucoloto, com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Vargem Alta.

Fonte: ABCS com Ases
Publicado em 06/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas