AGS promove palestra de saudabilidade para estudantes de nutrição

AGS promove palestra de saudabilidade para estudantes de nutrição

Com apoio do PNDS e da DFsuin foram capacitados cerca de 1.000 universitários

Universidades de Brasília receberam nos meses de agosto e setembro palestras de saudabilidade com o tema “Carne Suína: consumindo com mais sabor e saúde”, ações promovidas pela Associação dos Suinocultores de Goiás (AGS), em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) e Sebrae Nacional, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Ao todo as palestras capacitaram cerca de 1.000 estudantes de nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB), da Universidade Paulista (UNIP) e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Com palestra da médica veterinária Anny Santos e da nutricionista Thaliane Dias, a AGS e DFsuin apresentaram aos estudantes aspectos nutricionais relativos à carne suína, seu consumo e seus benefícios para a saúde humana. Ponto alto do evento a oficina gastronômica do Chef André Rabelo encantou os universitários. O profissional preparou um estrogonofe especial à base de carne suína, além de compartilhar dicas e receitas. As ações ocorreram simultâneas à 2ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) de 03 a 17 de setembro, uma realização da ABCS em parceria com Sebrae e GPA.

A diretora executiva da AGS, Crenilda Neves, disse que desde 2009 a entidade com apoio do PNDS leva esse debate para dentro das universidades. “Este ano ainda vamos realizar mais três palestras de saudabilidade em faculdades de nutrição de Goiânia, Anápolis e Rio Verde”, informou.

Na UCB, a ação aconteceu dentro da Semana de Nutrição, evento realizado em alusão ao Dia do Nutricionista, 31 de agosto.  A coordenadora do curso na UCB, Cristine Savi Fontanive, explicou que muitos nutricionista por acreditar que a carne suína é gordurosa acabam não recomendando aos pacientes. “Na palestra ficou claro que a carne suína é uma proteína saudável e possui cortes de baixo teor calórico. Os estudantes ficaram encantados com a versatilidade e as possibilidades gastronômicas”, declarou. Fontanive disse que a UCB quer repetir a parceria com associações de Goiás e do DF para levar a iniciativa aos universitário do curso de gastronomia.

A estudante do 3º semestre de nutrição da UCB Karine de Assis disse que a palestra ajudou a esclarecer mitos sobre o consumo da carne suína. “O debate é muito importante para o nosso futuro profissional. Com o conhecimento absorvido vamos poder orientar nossos pacientes e mostrar que a carne suína é saudável e que há muitas variedades de cortes”, opinou.

Para a gestora executiva da DFSUIN, Daniela Albuquerque, levar informação sobre a aos estudantes de nutrição é uma forma de disseminar o consumo. “Com a sensibilização desse público formador de opinião podemos aumentar a aceitabilidade da proteína”, enfatizou.

Em Goiânia, a AGS também levou a palestra de saudabilidade ao Conselho Regional de Nutrição de Goiás (CRN -1) no 2º Encontro em Comemoração ao Dia do Nutricionista, realizado no dia 29 de agosto. O evento reuniu estudantes das universidades de Goiás e profissionais da área, os presentes assistiram painel da consultora em nutrição Gleiva Staciarini.

Fonte: ABCS
Publicado em 06/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas