Vitrine da Carne e Boteco Suíno da ASCE atraem público na Expoece

Vitrine da Carne e Boteco Suíno da ASCE atraem público na Expoece

A maior feira agropecuária do Ceará ocorreu de 21 a 28 de setembro e contou com mais de 250 mil visitantes

A carne suína teve espaço privilegiado na 60ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), a maior feira agropecuária do estado aconteceu de 21 a 28 de setembro, no Parque de Exposições Governador César Cals, no Bairro São Gerardo, em Fortaleza. A Vitrine da Carne e dos Sabores Nordestino e o Boteco Suíno da Associação dos Suinocultores do Ceará (ASCE) atraíram a atenção de quem passou pela feira. A Expoece deste ano recebeu mais de 250 mil visitantes.

Com informações sobre a saudabilidade da carne suína, o estande da ASCE foi visitado por mais de 2.000 participantes da feira. A Vitrine da Carne e dos Sabores Nordestinos da entidade ofereceu duas oficinas gastronômicas para mais de 80 participantes da feira. Já no Boteco Suíno, os visitantes degustaram petiscos à base de carne suína. A proposta do ambiente é apresentar ao consumidor as diferentes formas de consumo da proteína. A ASCE participa do evento desde 2011. “O espaço da suinocultura já se consolidou na Expoece e é bastante procurado pelo público que comparece a feira”, disse o presidente da ASCE, Paulo Helder Braga.

Produtores, colaboradores de granja, donas de casa e estudantes estiveram presentes na Expoece e puderam conferir as ações da ASCE, promovidas por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Segundo a gestora executiva da ASCE, Paula Braga, a participação na Expoece 2014 contribui para o desenvolvimento da suinocultura no estado. “O evento já é tradicional e muito importante para todos setores agrícolas, em espacial a suinocultura”, enfatizou.

As oficinas gastronômicas contaram com a participação os chefes de cozinha Regina Zago da Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI) e Johab Ferreira e Mayara Sales da Universidade Federal do Ceará (UFC).  A estudante de gastronomia Ana Ketti Guedes disse que as dicas passadas foram bem práticas. “Eu adorei a oficina. Consumo bastante carne suína, mais que as outras. Vou utilizar todas essas receitas no meu dia a dia”, disse.

A Expoece reúne expositores de todo o nordeste. A edição deste ano contou exposição de animais, julgamento de animais e concurso leiteiro, apresentações folclóricas, shows de bandas locais e diversos estandes com atividade típicas da região como casa de farinha, filetagem de peixe e outras.  “A feira é uma junção de entretenimento e bons negócios”, disse o presidente da ASCE.

“Trabalhamos com objetivo de aprimorar a qualidade da produção e aumentar o consumo no nordeste, por isso, estar num encontro como este significa reforçar laços, fechar parcerias e mais do que isso, mostrar ao consumidor o quanto a carne suína é saudável e saborosa”, destacou a coordenadora do PNDS. As ações da ASCE e do PNDS contaram com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e o Sebrae/CE.

Fonte: ABCS
Publicado em  20/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas