Qualificases é destaque na capacitação da suinocultura capixaba

Qualificases é destaque na capacitação da suinocultura capixaba

Com apoio do PNDS o programa já capacitou mais de 400 profissionais

O Programa Anual de Capacitação de Suinocultores (Qualificases) realizado pela ASES em parceria com o PNDS chega ao 6º módulo no mês de setembro. A ação já capacitou mais de 400 profissionais este ano. Nessa edição, foram treinados cerca de 100 produtores capixabas sobre o tema “Manejo nutricional da reprodutora moderna: um grande desafio” em Conceição do Castelo (ES), no dia 25 de setembro.

O Qualificases conta com uma programação extensa com diversas capacitações voltadas para o setor suinícola buscando sempre auxiliar na produção de qualidade com foco na rentabilidade do suinocultor.

A palestra deste 6º módulo foi ministrada pela médica veterinária da Poli-Nutri Alimentos, Izabel Muniz, que abordou a evolução da atividade e das características da matriz suína. “De maneira geral são fêmeas mais férteis, mais prolíficas, que conferem a leitegada, aos seus filhos um alto potencial de ganho de peso. Quando falamos em fertilidade, antes havia um percentual de 78% de taxa de parição, índice que atualmente pode chegar aos 92%. Por outro lado, o aumento de prolificidade que ocasionou um menor peso dos leitões ano nascimento”.

Erivelton Gomes Garcia atua no setor de maternidade da Granja São Sebastião do Grupo Cofril, em Vargem Alta (ES), para o profissional a capacitação oferecida pela ASES é importante para atualizar os colaboradores das granjas de técnicas de manejos modernas aplicadas no setor.

“Creio que acertamos no formato de qualificação e isso é fortalecido com a credibilidade que as empresas dão ao programa, trazendo temas relevantes com profissionais muito experientes nos assuntos”, enfatizou o diretor executivo da ASES, Nélio Hand.

A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, o Qualificases tem contribuído para capacitar colaboradores e produtores da granjas em todo o estado do Espirito Santo. “Com programas assim teremos granjas cada vez mais tecnificadas e suínos de alta qualidade”, disse.

Fonte: ABCS com ASES
Publicado em 20/10/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas