Acrismat firma parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Acrismat firma parceria com a Secretaria Municipal de Educação

A iniciativa que conta com apoio PNDS levará às escolas informação, técnicas de preparo e inserção da carne suína na merenda escolar

 

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá fecharam parceria para capacitar mais de 600 nutricionistas e técnicos em nutrição que atuam nas escolas municipais e rurais da capital mato-grossense. O acordo, firmado em reunião no dia 30 setembro, beneficiará mais de 60 mil crianças no ano de 2015.

A iniciativa que conta com apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) levará às escolas informação, técnicas de preparo e inserção da carne suína na merenda escolar.

O trabalho incluirá palestras de saudabilidade da carne suína, com nutricionista especialista no assunto, treinamento das técnicas em nutrição escolar e nutricionistas do município e curso de gastronomia com chefs de cozinha renomados. “Vamos levar às crianças as informações sobre a carne em linguagem direcionada, com gibis e um teatro de fantoche sobre as especificações da carne e formas de preparo”, explicou o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues.

Além de inserir a proteína no cardápio diário das crianças visando suprir possíveis  deficiências alimentares de nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo, ferro, magnésio, potássio e zinco, a ação tem por objetivo  disseminar informação completa e atualizada sobre a carne suína, sob a ótica das ciências médicas no sentido de quebrar paradigmas e preconceitos do produto, propor formas de utilização em uma alimentação saudável, identificar e comparar a composição nutricional deste produto junto a outras carnes.

Segundo a coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Mônica Rosa da Silva, a rede municipal de Cuiabá já faz uso da carne suína na merenda escolar, somando mais de três mil quilos consumidos por mês, marca que pode até aumentar com as novas receitas que serão apresentadas. “Irão participar dessa iniciativa quase 90 escolas, e ainda serão envolvidas mais de 60 mil crianças nas ações destinadas à elas” apontou.

“Ficamos muito felizes em fazer parte de um projeto inovador e diferenciado como esse. A Acrismat ficou mais de um ano nessa negociação que certamente renderá um projeto piloto de exemplo a toda a suinocultura brasileira. Teremos toda a rede de escolas da capital Cuiabá inseridas no projeto. Isso reforça a potencialidade e novos mercados que temos para inserir a nossa carne suína”, disse a coordenadora do PNDS, Lívia Machado.

Fonte: ABCS com Acrismat
20/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas