ASES promove Concurso Gastronômico em Universidade de Vila Velha

ASES promove Concurso Gastronômico em Universidade de Vila Velha

30 receitas à base de carne suína serão julgadas em evento de degustação

 

Mais de 90 estudantes de Gastronomia da Universidade Vila Velha (UVV) se inscreveram no 2º Concurso Acadêmico “Receitas que São Arte”, lançado no dia 22 de setembro pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), em parceria com o Sebrae/ES e o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).  Do total, foram selecionadas 30 receitas à base de carne suína que serão julgadas em evento de degustação, nesta segunda-feira (20), na UVV.

O concurso gastronômico compreende uma pré-seleção de 30 receitas pelo júri técnico (professores da UVV), sendo que essas receitas serão degustadas por um júri técnico e popular. Posteriormente serão selecionadas 20 receitas que deverão ter como foco a praticidade, a simplicidade e a economicidade.

Para a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a iniciativa contribui para fomentar o consumo da proteína. “É importante mostrar a esses futuros profissionais – que serão responsáveis pela alimentação de tantas pessoas – o quanto a carne suína é versátil, saborosa e saudável”, disse.

A frente da organização do concurso na UVV, o coordenador do curso de gastronomia, Alessandro Eller, destacou a importância da iniciativa da Ases para os profissionais da área. “É uma oportunidade para mostrar aos estudantes preparos diferentes da carne suína. As receitas elaboradas também servirão de orientação para donas de casa usarem na alimentação de suas famílias”, explicou.

Os critérios para avaliação das receitas serão: apresentação do prato, criatividade, sabor, aroma, cortes e praticidade. Por fim as 20 melhores receitas irão compor a cartilha de receitas elaborada com o auxílio do SEBRAE.  As receitas serão feitas em duplas e as 3 melhores serão premiadas durante a Feira Sabores com dois notebooks, duas facas do chef e 2 dolmas do chef para 1º, 2º e 3º lugar respectivamente.

“A nossa ideia ao propor a parceria à UVV é que o concurso resulte na edição de cartilhas com receitas que abranjam características da culinária capixaba. O material servirá para disseminar o consumo da carne suína. A experiência vem somar a outras ações desenvolvidas pelo PNDS para promover a nossa proteína”, disse o diretor executivo da ASES, Nélio Hand.

No lançamento da ação, mais de 130 estudantes estiveram presentes e puderam acompanhar o workshop de cortes da carne suína ministrado pelo mestre açougueiro Daniel Furtado.

Fonte: ABCS com ASES

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas