Suinocultura Capixaba avança trabalhos em direção ao aumento de consumo da carne suína

Boletim Informativo da ABCS - PNDS em ação
Iniciada na região da Grande Vitória, no Espírito Santo, na segunda quinzena de abril, a Campanha de Marketing “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, ação integrante do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), começa a mudar a percepção do consumidor diante do produto. A Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) em parceria com o Sebrea estadual e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) já está disponibilizando novos cortes de carne suína nos supermercados Perim, em Vila Velha, e Santo Antonio, em Guarapari.  Além disso, os clientes dessas lojas também possuem a oportunidade de esclarecer dúvidas nutricionais, conhecer novas receitas e cortes e levar para casa em porções adequadas a necessidade do cotidiano.

Segundo a promotora da campanha que atua no Supermercado Santo Antônio, em Guarapari, Dayane Magri de Souza, a campanha está despertado a curiosidade e o interesse dos clientes que freqüentam o estabelecimento. “Eles vem para degustar a carne e querem saber mais sobre os novos cortes e receitas”, conta. A atendente Rosângela Gonçalves, cliente do Supermercado Santo Antônio, de Guarapari, conta que a diversidade e a praticidade dos novos cortes têm ampliado a busca pela carne. “Já costumo levar a carne suína para casa porque ela é muito saborosa e com toda essa variedade de formatos fica quase irresistível não levar o produto”, comenta.  

Avaliação das ações do PNDS no ES

Representantes das entidades responsáveis pelos trabalhos no Espírito Santo se reuniram na sede do Sebrae/ES no último dia 29 para avaliarem as ações em andamento  e planejar os próximos passos. “Temos nos empenhado para que as ações sejam potencializadas ao máximo para alcançarmos os resultados finalísticos propostos. É um trabalho de muitas mãos” afirma Leticia Toniato Simões, gerente da unidade de atendimento ao agronegócio do Sebra/ES.

As ações propostas no plano como treinamento de cortes e inicio de campanhas em algumas redes na Grande Vitória já estão a todo vapor. A secretária executiva da ASES, Cassiana Carminati, vem dando suporte na organização para que as ações se tornem realidades. Para o coordenador do PNDS pela ASES, Nélio Hand essa primeira avaliação dos projetos é fundamental para que se possa identificar possíveis aspectos negativos e ampliar para outras ações os pontos fortes encontrados. “Já estamos colhendo os resultados de algumas ações e isso tem nos preparado e nos guiado para os próximos passos do projeto. A ação mais recente, nos supermercados, deve apresentar algum diagnóstico para os próximos dias”, finaliza.

“O planejamento feito para o Espírito Santo está caminhando muito bem, principalmente no que se refere a articulações e metas traçadas. Tanto a ASES, quanto o Sebrae/ES são parceiros muito focados e comprometidos com resultados. Estamos animados e cientes que ainda há muito trabalho pela frente,” afirma Lívia Machado, coordenadora do PNDS, que esteve em reunião e visita aos supermercados junto aos parceiros.

Para o gestor do Sebrae/ES do PNDS, Thiago Martins Costa, a perspectiva de resultados positivos nos supermercados é muito elevada. “Os estabelecimentos têm dado atenção total à divulgação da carne suína, trabalhando com gôndolas e vitrines e investindo na visualização do espaço onde a carne está sendo comercializada. Ainda é muito precoce para falarmos de aumento no número de vendas, mas estamos confiantes em ser mais uma vez o estado em que os estabelecimentos atingiram os maiores números da campanha”, conta.

A coordenadora destaca ainda que o diferencial do plano de ações deste estado são as parcerias que a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e o Sebrae local vem conquistando ao longo do projeto. “Isso é essencial para nós, pois são por meio dessas parcerias que as ações ganham visibilidade e nos permite atingir o consumidor”, ressalta Lívia. Exemplo disso é a parceria firmada entre a ASES e a Universidade de Vila Velha, representada pelo professor e chef, Alessandro Eller. Dentre as diversas ações, a Expovinhos, por exemplo, que acontece nos dias 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções em Vitória, vai contar com três momentos de degustação de pratos feitos pelo gastrônomo Alessandro Eller, onde dois serão feitos a base de carne suína. Além disso, os alunos do curso de gastronomia e nutrição vão assistir a palestras sobre a saudabilidade da carne suína e conhecer os cortes.
 
Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas