DFSUIN e SINDISUÍNOS realizam 4º módulo do PCT

DFSUIN e SINDISUÍNOS realizam 4º módulo do PCT

A ação com apoio do PNDS capacitou mais de 60 veterinários e produtores de Brasília

Mais de 60 veterinários e suinocultores do Distrito Federal participaram, no último dia 02, em Brasília, do 4º módulo do Programa de Capacitação Total (PCT), organizado pela Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) e pelo Sindicato dos Suinocultores do Distrito Federal (SINDISUÍNOS), em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e a Bayer Aves e Suínos. O tema dessa edição foi “Desafios Entéricos de Maternidade Suína e atualização sobre PEDv”.

Para o vice-presidente da DFSuin, Josemar Medeiros, o PCT é um processo rico de interação. “É mecanismo de aproximação entre os fornecedores, produtores e seus funcionários, então, a cada evento nós trazemos parceiros diferentes e isso cria a possibilidade de uma interação maior, além de sinalizar aos parceiros que nos fornecem insumos e assistência técnica quais são os problemas que estamos vivendo e o melhor encaminhamento das soluções”, destacou.

O 4º módulo do PCT no DF foi conduzido pelo médico veterinário Roberto Guedes da UFMG, que orientou sobre medidas de prevenção às doenças entéricas, em especial a PEDv. A doença, ainda não diagnosticada em território nacional, é causada por um vírus de alta capacidade de transmissão indireta e grande resistência que atingiu países como EUA, México, Canadá, Peru, Colômbia, República Dominicana, Equador e Guatemala com grande prejuízo econômico (mortalidade de 20% a 100% em fase de maternidade).

Segundo Guedes, a prevenção é fundamental para afastar a PEDv dos plantéis brasileiros.  Ele reforçou ainda que os desafios entéricos em leitões jovens são vários e estão grandemente relacionados a condições de ambiente, higiene e manejo. “Existem diferentes ferramentas de diagnóstico e controle de problemas infecciosos disponíveis, mas a principal estratégica deveria ser sempre a prevenção”, explicou.

Para o suinocultor, Rodrigo Batista, da Fazenda Sinha-Cristina, “o evento foi muito bem organizado e de grande importância para nos manter atualizados, sem dúvida os temas abordados serão de grande valia para a granja”.

Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a capacitação gerará resultados de forma direta na melhoria do manejo das granjas do DF. “Treinar os colaboradores, produtores e veterinários para melhor eficiência da aplicação de manejo e gestão possibilita a melhoria da lucratividade do negócio”, disse.

A ação foi encerrada com painel da Dra. Eliana Dantas, da Bayer Aves e Suínos, sobre “Impacto Econômico da Coccidiose Suína”.

Fonte: ABCS com informações da Bayer
Publicado em 28/10/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas