Programa de Capacitação Total atualiza suinocultores de Sergipe

Programa de Capacitação Total atualiza suinocultores de Sergipe

A ação foi realizada pela SUINSE em parceria com o PNDS

Mais de 30 produtores sergipanos participaram, no último dia 21, em Campo do Brito (SE), do 3º módulo do Programa de Capacitação Total (PCT) com o tema manejos de creche, recria e terminação, promovido pela Associação de Suinocultores de Sergipe (SUINSE), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

O PCT é desenvolvido com o objetivo de fornecer um serviço de qualidade a suinocultura brasileira preparando e treinando a mão-de-obra para aumentar a eficiência na produção de suínos. Segundo o presidente da SUINSE, José Evairton Brito, os temas desenvolvidos em cada módulo foram selecionados de acordo com as principais demandas locais.

“Trazer essa informação para os produtores é muito importante. O setor hoje é muito dinâmico, sendo assim o suinocultor tem que se atualizar”, disse o presidente da SUINSE. Para Brito a formação oferecida pelo PNDS contribui para o crescimento da suinocultura nordestina. “A região ainda é muito carente de conhecimentos e técnicas modernas, o projeto tem trazido isso para o setor”, concluiu.

O treinamento abordou os principais manejos na fase de creche, recria e terminação como ambiência, ajuste de cocho e arraçoamento visando máximo desempenho. O profissional falou ainda da influência do peso dos leitões ao nascer e idade do desmame na melhoria do peso ao abate. “Na recria e terminação se concentra mais de 60% do custo dos animais e, portanto, deve ser dado a devida importância e cuidados para garantir maior produtividade”, explicou o consultor Ronie Pinheiro.

O proprietário da Granja São José, em Campo de Brito (SE), José Almeida, participa com frequência das capacitações oferecidas pela SUINSE e considera a iniciativa da associação prioritária para maior produtividade da suinocultura sergipana. “Por meio da palestra aprendemos técnicas que servirão para aprimorar a mão de obra da granja”, disse.

Fonte: ABCS
Publicado em 14/11/14

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas