ASES e UVV premiam vencedores de Concurso Gastronômico

ASES e UVV premiam vencedores de Concurso Gastronômico

As 20 melhores receitas de carne suína foram publicadas em uma cartilha direcionada ao cotidiano

A Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e a Universidade Vila Velha (UVV) premiaram, no dia 25 de novembro, os vencedores do 2º Concurso Acadêmico “Receitas que São Arte”, promovido em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e Sebrae/ES.  O evento aconteceu durante o 14º Salão Sabores, em Vitória, juntamente com o lançamento de cartilha com os 20 melhores pratos apresentados na competição.

Com intuito de incentivar o consumo da carne suína e valorizar a culinária regional, o concurso direcionado a estudantes de gastronomia da UVV, contou com mais de 90 receitas inscritas. Entre os pratos apresentados, o “premium pig burger”, o “coração suíno assado” e o “cubo suíno ao molho de melancia picante” chamaram a atenção dos jurados e garantiram respectivamente a 1ª, 2ª e 3ª colocação para as duplas que apresentaram a receita.

A frente da organização do concurso na UVV, o coordenador do curso de gastronomia, Alessandro Eller, destacou a importância da iniciativa da Ases para a culinária local e para os profissionais da alimentação. “É importante oferecer condição aos estudantes de aplicar a criatividade para elaborar receitas diferentes com esse ingrediente nobre que é a carne suína. O resultado foi ótimo, os pratos selecionados para a cartilha são de fácil preparo, com ingredientes acessíveis e saudáveis”, ressaltou. De acordo com o professor, o trabalho do PNDS tem trazido um novo olhar para a proteína.

Para definir os vencedores, o jurado avaliou critérios como apresentação do prato, criatividade, sabor, aroma, cortes e praticidade. Primeira colocada no concurso, a dupla Guilherme Real e Melissa Farias inovou com o hambúrguer gourmet à base de carne suína. “A intenção foi mostrar que essa proteína pode ser utilizada de maneira diferente, além dos assados comuns no final de ano”, contou Melissa, estudante do 5º semestre de Gastronomia na UVV.  Já o prato “premium pig burger” foi produzido com bife de maminha suína, queijo morbier carnielli, produzido no estado, mortadela e calda de abacaxi.

O diretor executivo da ASES, Nélio Hand, se surpreendeu com o resultado final do concurso. “Os estudantes exploraram a carne suína e apresentaram pratos distintos dos consumidos no dia a dia, porém de simples preparo e baixo custo”, explicou. Segundo o diretor, o concurso reforçou a versatilidade da carne suína e diversidade de modos de preparo.

Para a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, além da diversidade de pratos elaborados a base de carne suína, o diferencial da ação foi a elaboração da cartilha. “Com a publicação, as melhores ideias do concurso serão repassadas adiante e contribuirão para ampliar o consumo de carne suína nas refeições diárias. A cartilha ficou excelente e vamos publicar nacionalmente. A ASES e Sebrae ES fizeram um trabalho excepcional”, disse.

A cartilha lançada pela ASES reúne receitas práticas que poderão ser utilizadas no dia a dia como suininho no palito (Kafta), quibe suíno fit, coxinha de lombo suíno, minipolpetas de carne suína, entre outras opções. “É um material rico em informações que contribuirá para a divulgação da nossa proteína”, concluiu Hand.

Vencedores do concurso

1º Guilherme Real e Melissa Farias: premium pig burger

2º Rosemar Demuner e Sabrina Bobbio: Coração suíno assado com molho dourado e mousseline de inhame

3º Gyzzi Mattos e Victor Ribeiro: cubo suíno ao molho de melancia picante

Fonte: ABCS
Publicado em 02/12/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas