ASES conclui última etapa do Qualificases

ASES conclui última etapa do Qualificases

A ação que conta com o apoio do PNDS capacitou cerca de 600 profissionais em 2014

 

A Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) concluiu última etapa de Programa Anual de Capacitação – Qualificases 2014 –, realizado em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e o Sebrae/ES. Com o tema “Nutrição de Leitões: Um Novo Conceito”, o 9º módulo do programa aconteceu em Vargem Alta (ES), no dia 27 de novembro, e qualificou cerca de 50 produtores, técnicos e funcionários de granjas. Durante todo o ano, a ação capacitou cerca de 600 profissionais.

Os nove módulos da capacitação contaram com uma programação extensa com diversas capacitações voltadas para o setor suinícola buscando sempre auxiliar na produção de qualidade com foco na rentabilidade do suinocultor. “O programa é uma ótima ferramenta para orientação no que diz respeito às inovações e boas práticas para execução dos trabalhos, contribuindo para o desenvolvimento de toda cadeia suinícola. Para o ano de 2015 esperamos intensificar a realização do Qualificases, trazendo assuntos de grande relevância regional e nacional”, destacou o presidente da ASES, José Puppin.

A palestra de encerramento do Qualificases foi ministrada pela zootecnista. Camila Tofoli Tse. A profissional abordou a influência da etapa de creche e da nutrição adequada neste período para bons resultados na produção.  “A fase de creche dos leitões é uma das mais importantes para o desenvolvimento adequado do animal” frisou. Tse disse ainda que é preciso se atualizar sobre as inovações em nutrição, sanidade e manejo e, assim, utilizar a tecnologia para aumentar o rendimento da granja.

Foram incluídos no roteiro das capacitações os municípios de Conceição do Castelo, Vargem Alta e Marechal Floriano, e regiões próximas. Para a Coordenadora Técnica da ASES, Aline Nitz, o formato proposto pelo Qualificases foi ideal para promover a participação de produtores, gestores e colaboradores das granjas. “Os assuntos abordados como manejo, principais doenças, sustentabilidade e gestão, trouxeram atualização aos produtores quanto aos temas mais corriqueiros na granja”, disse.

O representante da Granja São José Flávio Merotto acredita que a constantes capacitações promovidas pela ASES tem contribuído para trazer novas visões sobre práticas de rotina na produção. “O Qualificase tem grande credibilidade entre os suinocultores capixabas pela qualidade dos temas abordados”, mencionou.

A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, enfatizou a importância do Qualificases para o alcance de melhores resultados para a suinocultura. “As ações desenvolvidas pela ASES em parceria com o PNDS ajudarão a aumentar a competividade do produtor no mercado e assim fortalecer a atividade”, reforçou.

Fonte:  ABCS com ASES
Publicado em 16/12/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas