Rodada Goiana de Tecnologia reuniu mais de 350 participantes

Rodada Goiana de Tecnologia reuniu mais de 350 participantes

A ação foi promovida pela AGS em parceria com o PNDS

A 18ª Rodada Goiana de Tecnologia em Manejo de Suínos reuniu mais de 350 participantes, entre consultores técnicos e de mercado, produtores e estudantes, no Parque Agropecuário Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, no último dia 28. Realizado pela Associação Goiana de Suinocultura (AGS), o evento contou com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e do Sebrae/GO.

Debates e palestras com especialista da área trouxeram informações técnica e de mercado para os produtores. Segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, o intuito da Rodada é oferecer assistência ao produtor e atualiza-lo sobre novas tecnologias. “O evento é uma referência técnica para o setor suinícola em Goiás”, explicou.

A programação da Rodada Goiana incluiu temas como gestação coletiva e bem estar animal, desafios e tendências para o futuro da suinocultura, impacto da PEDv sobre o sistema de produção e biosseguridade frente aos novos desafios, entre outros. Durante o evento os participantes tiveram oportunidade de trocar experiências e conhecer novas práticas.

O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, ministrou palestra abordando “O Panorama da Suinocultura Brasileira: Desafios e Perspectivas para os Próximos Anos”. Na oportunidade, o diretor falou dos bons resultados obtidos pela suinocultura em 2014, em razão da queda nos preços do milho e da soja, menor oferta de animais para o abate, do embargo Russo à Europa e redução de oferta nos Estados Unidos, causada por surtos de diarreia epidêmica, conhecida pela sigla PED em inglês. “Para o próximo ano, espera-se o mercado menos aquecido, mas ainda bom para os suinocultores” disse.
A coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado, apresentou os resultados do projeto no ano de 2014 e o impacto sobre a comercialização de carne suína.

Posse diretoria da AGS

Nova diretoria da AGS tomou posse em solenidade realizada no último dia (27), em Goiânia. Presidida pelo produtor Fernando Cordeiro, a diretoria estará à frente da entidade no biênio 2014 a 2016.

Cordeiro que se comprometeu a trabalhar para fortalecer a atuação da AGS e, consequentemente, a suinocultura do estado, aumentar o número de associados e garantir o reconhecido como zona livre de Peste Suína Clássica. “Ampliar as ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) aqui em Goiás, em parceria com a ABCS e Sebrae, será uma das nossas prioridades, além de estabelecer novas parceiras para divulgação da carne suína”, concluiu.

Fonte: ABCS
Publicado em 16/12/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas