Secretaria de Educação de Cuiabá e Acrismat lançam curso de aperfeiçoamento em gastronomia suína

Secretaria de Educação de Cuiabá e Acrismat lançam curso de aperfeiçoamento em gastronomia suína
A ação que vai incrementar consumo da proteína na rede pública de ensino, tem apoio do PNDS


A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Secretaria de Educação de Cuiabá lançaram, no último dia 29, curso de aperfeiçoamento da gastronomia à base de carne suína para técnicos em nutrição escolar. A iniciativa que conta com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) beneficiará cerca de 600 profissionais do município.

O programa de aperfeiçoamento é uma das primeiras ações prevista no termo de cooperação que oficializou a parceria para incrementar o consumo de carne suína na rede pública de ensino de Cuiabá. Durante o lançamento do curso o presidente da ACRISMAT, Raulino Machado, falou da relevância da ação conjunta para os produtores do estado. “Gostaria de destacar a oportunidade que a Prefeitura está nos dando para divulgar a essa nova geração de consumidores a importância do consumo da carne suína”, mencionou.

Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, além de beneficiar as técnicas com a formação, a parceria também vai contribuir para incrementar e enriquecer a alimentação oferecida aos estudantes. “Diariamente 86 mil refeições, com um cardápio especial, elaborado por profissionais especializados, como nutricionistas e gastrônomos. Com essa iniciativa vamos valorizar a produção e incentivar o consumo da carne suína em nosso estado”, acrescentou.

O curso, oferecido pelo Senac-MT, será desenvolvido por meio de turmas em diferentes turnos para que todos os técnicos em nutrição escolar possam participar e conciliar de acordo com a jornada de trabalho. Ao longo de 40 horas, os profissionais irão aprender diferentes cortes, técnicas e receitas da carne suína. O primeiro contato com as novas informações foi no lançamento do programa, com a palestra “Carne Suína: Consumindo com mais Sabor e Saúde”, ministrada pela nutricionista e consultora da ABCS, Thaliane Dias.

Para ganhar de vez o paladar dos mais de 60 mil estudantes da rede pública, o projeto levará informação sobre os valores nutritivos da carne suína ao público infantil com uma linguagem pedagógica por meio de gibis, teatro e fantoches.

Segundo a coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Mônica da Silva, hoje já são consumidos cerca de 3,2 mil quilos de carne suína nas escolas de Cuiabá e a expectativa é que haja aumento devido ao crescimento do número de estudantes da rede. “O curso de aperfeiçoamento será muito útil para desmistificar uma série de preconceitos que existem em torno da carne suína, além de inovar no cardápio escolar” disse.

"Teremos 60 mil alunos consumindo a carne suína a partir dessa iniciativa da Acrismat, além de formar as merendeiras que serão multiplicadoras de importantes conceitos da carne suína. A ideia de trazer o Senac potencializa a capacidade de atendimento e resultados. Esse é o caminho para construirmos a mudança de hábito de milhares de consumidores. Parabenizo a Acrismat e toda diretoria por esse exemplo nacional para o nosso setor", reforçou a coordenadora do PNDS,Lívia Machado.


Fonte: ABCS com informações da Acrismat
Publicado em 05/02/2015


Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas