Acrismat leva teatro de fantoches sobre a carne suína para escolas de Cuiabá (MT)

Acrismat leva teatro de fantoches sobre a carne suína para escolas de Cuiabá (MT)

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) iniciou no dia 14 de abril a apresentação do teatro de fantoches em escolas municipais de Cuiabá (MT) para mostrar para crianças de forma lúdica os diferentes cortes da carne suína, sabores e preparos.

A primeira escola a receber o teatro foi a Prof. Francisval de Brito, no bairro Coophamil, na qual mais de 600 crianças participaram da atividade nos períodos matutinos e vespertinos. As apresentações fazem parte de uma parceria entre Acrismat, Secretaria Municipal de Educação, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) através do PNDS, Sebrae e o Senac-MT para estimular o consumo da carne suína, mostrando os benefícios dessa proteína.

Além do teatro de fantoches, o programa apresenta Técnicas em Nutrição Escolar (TNEs) com foco na saudabilidade da carne. As oficinas, de responsabilidade do Senac-MT, começam em maio e cada turma terá duas semanas de treinamento.

A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, acredita na efetividade da ação e comemora a inclusão da carne suína na merenda das escolas. “Esse é o caminho para construirmos a mudança de hábito de milhares de consumidores. Essa inciativa é um exemplo nacional para o nosso setor".

Essas ações fazem parte do termo de cooperação entre a Acrismat e a Secretaria de Educação do MT para incrementar o consumo da carne suína na rede pública de ensino de Cuiabá. O Presidente da Acrismat, Raulino Machado, falou da importância da ação conjunta para os produtores do estado e comentou sobre a parceria. “Gostaria de destacar a oportunidade que a Prefeitura está nos dando para divulgar a essa nova geração de consumidores a importância do consumo da carne suína”, afirmou.

Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, além de beneficiar as técnicas com a formação, a parceria também vai contribuir para incrementar e enriquecer a alimentação oferecida aos estudantes. “Diariamente 86 mil refeições, com um cardápio especial, elaborado por profissionais especializados, como nutricionistas e gastrônomos. Com essa iniciativa vamos valorizar a produção e incentivar o consumo da carne suína em nosso estado”, acrescentou.

A programação continua em mais 12 escolas durante o mês de abril e vai atender 60 mil alunos da rede pública.

Fonte: ABCS com Acrismat
Publicado em 23/04/2014

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas